Jerry Labatte

Jerry Labatte nasceu na cidade de Nova York (EUA) em 30 de março de 1888. Aos 28 anos, após o desencarne dos pais, decidiu vir para o Brasil desembarcando  no Porto de Santos (SP).

Desde muito jovem, sentia grande afinidade com os fenômenos espíritas. Adquiriu dois livros que, embora não  fossem da codificação de Kardec, fizeram-no entender a atuação do plano espiritual sobre o plano carnal. Ao chegar no Brasil não conhecia o idioma português, mas além de sua língua natal (inglês),  dominava bem o espanhol e o italiano. Não achou difícil assimilar com nossa língua. 

Adquiriu as cinco obras básicas de Kardec e empenhou-se em estudá-las. Com o surgimento do esperanto, expandiu então sua capacidade linguística para cinco idiomas. Em apenas 14 dias de estudo, ele passou a falar e a escrever nessa expressão. 

Amante inato da Doutrina Espírita, por não contar ainda com pessoas dedicadas ao espiritismo com quem pudesse se reunir, cuidou de sua própria educação mediúnica na psicografia. Estudou os fenômenos propalados por Mesmer na França e por outros pesquisadores. Aplicando tais conhecimentos aliou também a Terceira Revelação aos carentes de tratamentos psicofísicos.

Mais tarde, transferiu-se com a família para Itanhomi, Minas Gerais, residindo na fazenda Eureka. Lá ele iniciou num cômodo improvisado e temporário o “Posto de Socorro” com  trabalhos de materializações dedicados a atender necessitados de apoio espiritual. Este núcleo foi sendo ampliado no correr dos anos e passou a se chamar “Grupo da Fraternidade Irmão Joseph Gleber”.

Além dos cooperadores da Fazenda Eureka, contava com o apoio de militantes da Doutrina de várias cidades  como Caratinga, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Belo Horizonte e outras, consolidando assim o grupo de  trabalhos de materializações. 

Com o aumento substancial do  número de cooperadores e de enfermos,  houve a necessidade de construir um prédio que permitisse a ampliação do atendimento. Depois de planejado, em apenas cinco meses a obra foi  concluída. Em janeiro de 1952, a sede foi inaugurada e daí em diante cresceu o trabalho e o número de atendimentos.  

Jerry Labbate, junto aos seus familiares, dedicou toda a sua vida a essa instituição, desencarnou deixando-nos o exemplo de fé e solidariedade enriquecendo a Doutrina Espírita com sua benevolência.

Este nobre espírito, hoje nos beneficia com suas vibrações amorosas, como mentor de uma das  equipes de visitas aos lares da FEIG, consolando os aflitos, limpando as feridas, enxugando lágrimas, aliviando as chagas e instruindo os colaboradores.

DANTE, Labbate. Livro materializações luminosas, leis cósmicas em ação.