Antal Schober

Antal Schober nasceu em 25 de junho de 1917 na cidade de Nagykanizsa (Hungria). Foi professor e desde cedo se interessou pelo espiritismo. Era disciplinado, afetuoso, desportista e organizado.

Em 1945, no auge da Segunda Grande Guerra, conheceu e se casou com Erzsi Schober que, abandonada pelo marido e com uma filha adolescente trabalhava em espetáculos circenses e na promoção de apresentações para os soldados alemães do front. Mãe e filha viviam um terror constante e tinham a coragem colocada à prova a todo momento, pois Erzsi ajudava a organizar a fuga de judeus do território do Reich para a Europa livre.

Em agosto de 1950 a família foi morar na cidade de Macapá, capital do estado do Amapá, na região Norte do Brasil. Antal era instrutor de defesa pessoal da Polícia Militar do Estado. Chegou a Belo Horizonte dois anos depois, onde montou uma fábrica de aparelhos esportivos.

Antal Schober e Erzsi Schober sempre foram espíritas convictos e, desde a chegada a Belo Horizonte, sempre frequentaram e trabalharam em casas espíritas da capital, com ênfase no Centro Oriente. Participaram ativamente das atividades para aquisição de um terreno e para a construção da atual Fundação Espírita Irmão Glacus. Foi amigo inseparável de Ênio Wendling, Élcio e familiares. 

Antal Schober desencarnou em 28 de dezembro de 1986, aos 69 anos de idade.

No livro “Relatos Espirituais”, Ênio Wendling relata a manifestação de Antal, em abril de1999, envolvendo a esposa em carinhosa manifestação de agradecimento.

Antal Schober é mentor espiritual de Equipe de Visita aos Lares e Hospitais da Fraternidade Espírita Irmão Glacus.