Ciclo de Palestras: um convite ao estudo

O Espiritismo em sua proposta consoladora nos convida a buscar o exemplo do Cristo – sua fé e confiança na justiça de Deus. Para compreensão desses exemplos, é preciso estudar o Evangelho e a Doutrina, a fim de nos instrumentalizar para agir e sentir de formas renovadas. Assim, uma casa espírita desempenha papéis variados, entre eles o de escola, lar e hospital.

No dia a dia da Fraternidade Espírita Irmão Glacus, muitas são as iniciativas que fomentam e estimulam a prática do Evangelho. Entre elas temos os Ciclos de Palestras que nasceram como “Cursos na FEIG” inicialmente com os “Princípios Fundamentais da Doutrina” e “Passes”. Depois foram ampliados e passaram a acontecer em módulos – “Evangelho”, “Mediunidade” e “Preparatório de Oradores”. Em 2003, começou o módulo “Temático do Evangelho” e em 2009, eles passaram a ser chamados de Ciclos de Palestras.

Desde o lançamento, novos módulos passaram a ser disponibilizados, sendo que na programação de 2019 são 13 módulos, com um número de aulas definido por tema e o grau de aprofundamento proposto – de 04 a 30 aulas durante o ano, sendo que para alguns módulos, o interessado tem mais de uma opção de dia da semana e horário para escolher frequentar. Em 2018, foram iniciados os Ciclos de Palestras na Fundação em Contagem, sempre nas segundas quartas-feiras de cada mês, simultâneos às reuniões públicas. No ano passado aconteceram os módulos “Princípios Fundamentais da Doutrina”(1) e para 2019 estão previstos o “Evangelho”(2) e “Passe”(3).

Além dos Ciclos de Palestras, a Fraternidade Espírita Irmão Glacus oferece outras oportunidades para o estudo da Doutrina, ao longo de cada ano: Reuniões Públicas, Grupos de estudos sistematizados da Doutrina (ESDE), Estudo aprofundado da Doutrina Espírita (EADE), Estudos específicos sobre a Mediunidade (CEEM), Reuniões de Mocidade, Evangelização Infantil, seminários, entre outras.

Quem decide por estudar a Doutrina Espírita encontra na FEIG várias opções, além de uma programação diversificada de conteúdos, dias, horários e formatos, sem contar com o acesso fácil a todo o acervo da Biblioteca Leonardo Baumgratz, a conteúdos doutrinários disponibilizados no jornal Evangelho e Ação, no site e no canal do youtube da FEIG.

Os Ciclos de Palestras organizados em módulos, por temas, possibilitam ao interessado percorrer uma trilha de conhecimento, além de reflexões sobre diversos assuntos à luz da Doutrina Espírita.
Nos Ciclos o participante pode fazer perguntas, o que não é possível durante as reuniões públicas. Eles são gratuitos e não há necessidade de inscrição prévia. E ainda, alguns módulos são pré-requisitos para a realização de algumas tarefas na casa.

Já estamos no mês de abril e alguns módulos foram concluídos, mas irão se repetir no decorrer do ano. Para reforçar o convite ao estudo e ajudar aqueles que até planejam, mas com a correria do dia a dia vão se distanciando dos propósitos do início do ano, a FEIG disponibilizou no site um formulário para ajudar aqueles que estão com o propósito de estudar o Evangelho e a Doutrina, no planejamento e no monitoramento da sua participação nos Ciclos de Palestras e também das leituras para 2019.

Basta acessar o formulário, imprimir, preencher e deixá-lo em lugar, de fácil alcance. Sempre que possível, consulte e monitore em que medida você está materializando os seus propósitos relativos ao estudo da Doutrina Espírita.

Miriam D’ávila Nunes

“Espíritas!, amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo”.

(Espírito Verdade. Paris,1860.) Allan Kardec – O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VI, item 5.