reunioespublicas inicialsite  ciclosite 2017 01 1  terceirodomingo2017 chamadasite 02  abrace essa causa 01  Doe online

Cadastramento

DSC 0841O cadastro de assistidos foi implantado a partir de março de 2003 com o objetivo de facilitar o atendimento àqueles que procurassem a FEIG em busca de auxílio nas diversas atividades oferecidas. Isso também proporcionou uma maior aproximação e conhecimento destes nossos irmãos mais necessitados.

O cadastramento é realizado somente aos sábados, mediante apresentação de documento de identidade e moradia, quando o interessado os possui. Os menores de 18 anos são cadastrados como dependentes da mãe. A cada sábado temos em média 20 novos cadastramentos.

A tarefa envolve dois tarefeiros na digitação dos dados e dois tarefeiros na coleta e triagem, em que são encaminhados dados para confecção de carteira para os novatos ou impressão de uma autorização de acesso com o número de cadastro para aqueles que tenham perdido ou esquecido a carteira da FEIG.

Na confecção da carteira é gerado um número que facilita a consulta para sabermos com quais benefícios o nosso assistido foi atendido. Qualquer atendimento pelos Departamentos de Assistência Social, Saúde e Odontológico é realizado mediante a apresentação da carteira da Fraternidade.

Essa carteira tem utilidade também fora da Fraternidade, pois já houve casos em que foram perdidos documentos e/ou casos de falecimento em que ela era a única referência para se tentar a localização e identificação do indivíduo.

A adoção da carteira também trouxe uma maior alegria aos assistidos, pois eles se sentem mais integrados e participantes de nossa Casa.

O primeiro passo do assistido que vem à Fraternidade é fazer o cadastro. Sendo assim, o vínculo que a Assistência Social tem com o atendimento odontológico, médico e a farmácia é o cadastro de assistidos.

Quase todas as atividades da Assistência Social acontecem no sábado pela manhã. Depois de fazer o cadastro, o assistido é encaminhado para tomar o café e vai para o segundo andar, onde é feita a seleção para todas as atividades da Casa: atendimento odontológico, médico, cesta básica, banho, corte de cabelo. Assim, é feita uma triagem com a distribuição de senhas para facilitar o atendimento. Paralelamente às atividades, há uma palestra espírita das 10h às 10h30, voltada ao aprimoramento dos assistidos.

A rotina da Assistência Social começa às 07h30, com a distribuição de alimentos na Despensa Irmã Clandira para as outras instituições para as quais a FEIG oferece suporte. Essas instituições, aproximadamente 15, recolhem o alimento excedente para atender outras pessoas necessitadas em outras regiões de Belo Horizonte. Elas devem ser registradas e ter certificado de filantropia. É feita uma sindicância anualmente pela Fraternidade.

Às 08h30min é servido o café e começam as atividades da Assistência Social.