reunioespublicas inicialsite   ciclosite 2018 01   terceirodomingo2018 chamada  abrace essa causa 01  Doe online

Visita Fraterna

A Visita Fraterna é uma visita realizada nos lares e hospitais, por equipes de voluntários da Casa com o objetivo de assistir fraternalmente, por meio da utilização dos recursos do passe magnético, da prece e da palavra de consolo, esclarecimento e bom ânimo, conforme os ensinamentos morais do Evangelho e as diretrizes da Doutrina Espírita.

 

Seguindo esta proposta, as equipes buscam auxiliar o visitado, de maneira que ele reorganize seus recursos íntimos em prol de seu próprio reequilíbrio e de sua evolução espiritual.

 

A Visita Fraterna é realizada apenas quando há indicação dos mentores espirituais da FEIG por meio da Orientação Espiritual. A Fraternidade disponibiliza uma equipe quando há a indicação para que a pessoa receba o passe no lar ou no hospital, nos casos de internação (exceto CTI).

 

Como proceder no caso de a orientação espiritual indicar o passe no lar ou no hospital?

 

Aquele que recebeu a indicação deverá dirigir-se ao Departamento de Visita Fraterna, portando a orientação espiritual, para solicitar e autorizar a visita.

 

O atendimento na sede da FEIG é na sala 140, de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h15, às quartas-feiras à tarde, das 14h30 às 16h e aos domingos, das 19h às 20h45. Na Fundação acontece durante as reuniões públicas, às quartas-feiras.

 

No departamento será preenchida uma ficha com os dados necessários para a efetivação da visita e cadastrado no Sistema do Departamento de Visita Fraterna, incluindo os dias/horário que a pessoa tem disponibilidade para receber a equipe.

 

As visitas acontecem de segunda a sexta-feira nos períodos da tarde e noite e aos sábados no período da tarde. A visita é realizada uma vez por semana, de acordo com a indicação na Orientação Espiritual.

 

O tempo de duração do encontro é de 20 a 30 minutos, seguindo esta sequência:

  1. Prece inicial;
  2. Leitura e comentário de mensagem de obras subsidiárias da Doutrina Espírita;
  3. Aplicação do passe;
  4. Prece de encerramento.

 

Geralmente nas orientações constam as seguintes indicações sobre o passe:

  • Aplicação de 4 a 8 passes, sendo um por semana. O passe simples é aplicado por um só passista, e o passe em equipe é aplicado por dois passistas;
  • Retorno: Há casos em que na orientação é indicado retorno (“voltar anexando esta”), ou seja, após cumprir todas as prescrições da orientação espiritual, a pessoa deverá solicitar outra orientação espiritual. Nesse caso, levar a ultima orientação para ser anexada à nova.

 

A Visita Fraterna só deve ser solicitada nos casos em que a pessoa a ser visitada tenha autorizado e tenha disponibilidade para receber a equipe. Um dos principais fatores de êxito do tratamento espiritual é que ele seja cumprido sem interrupções, com receptividade e a verdadeira fé de cada indivíduo. O tratamento espiritual é sempre fonte de equilíbrio.

 

O Departamento de Visita Fraterna

 

O Departamento de Visita Fraterna conta hoje com 97 equipes de Visita, sendo compostas, em sua maioria, por quatro integrantes. Em algumas ocasiões as visitas são realizadas por dois ou três tarefeiros. Cada equipe tem um Mentor no plano espiritual e um dirigente no plano material, responsável pelos trabalhos realizados em favor dos visitados.

 

O Mentor Espiritual do departamento de Visita Fraterna é o Irmão Clarêncio de Lisboa e cada equipe possui o seu mentor específico.

 

Mesmo contando com um grande número de equipes de visita, algumas vezes não conseguimos atender a todas as solicitações imediatamente. Pedimos a compreensão caso o atendimento não seja imediato. Nesses casos, pedimos aguardar o contato do dirigente de uma das equipes para o agendamento da visita.

 

Reafirmamos o nosso empenho na busca de um atendimento cada vez melhor.