reunioespublicas inicialsite  ciclosite 2017 01 1  terceirodomingo2017 chamadasite 02  abrace essa causa 01  Doe online

Ciclo de Palestras

palestraO Departamento Doutrinário (DDO) organiza os Ciclos de Palestras destinados ao público em geral, que são sempre gratuitos e sem necessidade de inscrição.

Os temas de cada Ciclo de Palestra são definidos com bastante critério, buscando abordar os pontos mais relevantes de cada assunto.

O principal objetivo dos Ciclos de Palestras é oferecer aos participantes conteúdo evangélico-doutrinário propiciando oportunidade de conhecimento da Doutrina dos Espíritos, reflexão sobre seus ensinamentos e permitir sanar as dúvidas interagindo com os palestrantes.

A partir de 2011, Os Ciclos de Palestras foram ampliados e são divididos em 09(nove módulos a saber: Módulo I – Princípios Fundamentais, Módulo II – Evangelho, Módulo III – Passes, Módulo IV – Mediunidade, Módulo V – Temático do Evangelho, Módulo VI – Expositor Espírita, Módulo VII – Estudo do Sermão do Monte, Módulo VIII – Visão Geral do Espiritismo, Módulo IX– Episódios Finais de Jesus.

CEEM, ESDE, CP: qual a diferença?

Siglas são utilizadas para facilitar a comunicação. Por exemplo, referimo-nos à nossa casa espírita como FEIG, em vez de expressarmos o nome da instituição por extenso. Por essa mesma razão, adotamos CEEM, ESDE e CP para nos referirmos a algumas atividades que são realizadas em nossa casa espírita. O CEEM é de responsabilidade do Departamento Mediúnico, ao passo que o ESDE e o CP ficam sob a tutela do Departamento Doutrinário. O uso dessas siglas tem causado dúvidas em alguns frequentadores quanto ao que de fato representam, que ora vamos esclarecer.

ESDECEEM significa Ciclo de Estudos de Educação Mediúnica, criado em 2006 para suprir a necessidade imprescindível de formação dos médiuns, com o aprofundamento no estudo de temas evangélico-doutrinários para os médiuns em exercício, bem como para os candidatos a ingressar uma reunião de educação mediúnica. Desde então, já foram finalizadas treze turmas, sendo que oitenta porcento dos médiuns que atualmente freqüentam as reuniões mediúnicas na Casa de Glacus já participaram do CEEM.

Atualmente, o CEEM tem programação prevista para dezoito meses e segue o conteúdo programático da FEB. As reuniões são semanais e se realizam na sala 404, em duas turmas, nas terças e quartas, de 19h30 às 21h30. Para poder participar, o interessado deve ter indicação específica da Espiritualidade, normalmente pela RCE – Reunião de Consultas Espirituais, ou já estar participando como médium de uma reunião de educação ou de tratamento espiritual. Eventualmente, quando há vagas disponíveis, elas são disponibilizadas para tarefeiros dos demais departamentos.


ESDE
quer dizer Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, atividade que utiliza o conceito de trabalho em grupo, com debates e exercícios sobre temas do Espiritismo, amparados pela atuação de um monitor em sala. O ESDE(1) segue programação já consagrada pela FEB, porém adaptada na FEIG para uma duração menor (um ano e meio). Tendo em vista as atuais limitações de infra-estrutura, o ESDE é um programa ainda indisponível ao público em geral, direcionado exclusivamente a certa categoria de tarefeiros da Casa, como expositores, evangelizadores e integrantes de reuniões mediúnicas. Os encontros são semanais e se realizam também na sala 404, nas segundas e quintas, de 19h30 às 21h30. O ESDE já encerrou sua primeira turma, estando a segunda atualmente em andamento, sendo que uma terceira iniciará em agosto próximo.

CP é a sigla para Ciclo de Palestras, sendo também usada CPN para os Ciclos de Palestras Noturnos. Um CP (2) é um conjunto de palestras que giram em torno de um assunto, como Passes, Evangelho, Mediunidade e Princípios do Espiritismo. Portanto, não se trata de um curso, termo que foi usado no passado, já que os expositores não adotam um mesmo material didático.

O grande diferencial com relação às palestras das reuniões públicas é que, no ambiente do CP, o frequentador pode interagir com o expositor, o que não é permitido no outro caso. Ademais, os Ciclos são divididos em módulos e muitos deles são pré-requisitos para a admissão em tarefas na FEIG. Em 2011, surgiram novidades com relação aos CPN. Foram abertas turmas nas noites de segundas, quartas e sextas, bem como criado um Ciclo novo, o do Sermão do Monte.

Se você tem interesse em saber mais a respeito de cada assunto, escreva para a FEIG pelo Fale Conosco ou procure a direção dos departamentos citados.

(1) Atualmente as turmas de ESDE na FEIG são restritas a tarefeiros da Casa, como expositores e evangelizadores da infância.

(2) Os Ciclos de Palestras se realizam atualmente nas versões diurna (nas tardes de sábados e domingos) e noturna (nas noites de segunda a sexta). São abertos ao público, gratuitos e sem necessidade de inscrição prévia. A seguir, apresentamos os cronogramas para as duas versões.

Clique aqui para conhecer a programação de 2017.

Clique aqui para conhecer a programação do mês atual.