Ciclos de Palestras 2020: um convite ao estudo

O Espiritismo em sua proposta consoladora nos convida a buscar o exemplo do Cristo – sua fé e confiança na justiça de Deus. Para compreensão desses exemplos, é preciso estudar o Evangelho e a Doutrina, a fim de nos instrumentalizar para agir e sentir de formas renovadas. Assim, uma casa espírita desempenha papéis variados, entre eles o de escola.

No dia a dia da Fraternidade Espírita Irmão Glacus, dentre as muitas iniciativas que fomentam e estimulam a prática do Evangelho, temos os Ciclos de Palestras.

Na programação de 2020 dos Ciclos de Palestras estão previstos 13 módulos, sendo que para alguns módulos, o interessado tem mais de uma opção de mês, dia da semana e horário para escolher frequentar.

Os ciclos “Evangelho com Emmanuel” (Mód. 4) e “Temático do Evangelho” (Mód. 5) acontecerão ao longo de todo o ano. Os demais acontecerão em determinados períodos, conforme programação.

Na Fundação, em Contagem, também acontecem os Ciclos de Palestras, sempre nas segundas quartas-feiras de cada mês, simultâneos às reuniões públicas. Para 2020 estão previstos os módulos “Visão Geral do Espiritismo” (Mód. 1) e “Estudo do Sermão do Monte” (Mód. 2).

Além dos Ciclos de Palestras, a Fraternidade Espírita Irmão Glacus oferece outras oportunidades para o estudo da Doutrina, ao longo de cada ano: Reuniões Públicas, Grupos de estudos sistematizados da Doutrina (ESDE), Estudo aprofundado da Doutrina Espírita (EADE), Estudos específicos sobre a Mediunidade (CEEM), Reuniões de Mocidade, Evangelização Infantil, seminários, entre outras.

Quem decide por estudar a Doutrina Espírita encontra na FEIG várias opções, além de uma programação diversificada de conteúdos, dias, horários e formatos, sem contar com o acesso fácil a todo o acervo da Biblioteca Leonardo Baumgratz, a conteúdos doutrinários disponibilizados no jornal Evangelho e Ação, no site e no canal do youtube da FEIG.

Os Ciclos de Palestras organizados em módulos, por temas, possibilitam ao interessado percorrer uma trilha de conhecimento, além de reflexões sobre diversos assuntos à luz da Doutrina Espírita. Nos Ciclos o participante pode fazer perguntas, o que não é possível durante as reuniões públicas. Eles são gratuitos e não há necessidade de inscrição prévia. E ainda, alguns módulos são pré-requisitos para a realização de algumas tarefas na casa.

Que tal começar 2020 com propósitos de estudos da Doutrina Espírita?

Para reforçar o convite ao estudo e ajudar aqueles que até planejam, mas com a correria do dia a dia vão se distanciando dos propósitos do início do ano, a FEIG disponibilizou no site um formulário para ajudar aqueles que estão com o propósito de estudar o Evangelho e a Doutrina, no planejamento e no monitoramento da sua participação nos Ciclos de Palestras e também das leituras para 2020.

Basta acessar o formulário, imprimir, preencher e deixá-lo em lugar, de fácil alcance. Sempre que possível, consulte e monitore em que medida você está materializando os seus propósitos relativos ao estudo da Doutrina Espírita.

Miriam D’ávila Nunes e Cristiano Rodrigues

“Espíritas!, amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo”.

(Espírito Verdade. Paris,1860.) Allan Kardec – O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VI, item 5.