reunioespublicas inicialsite  ciclosite 2017 01 1  terceirodomingo2017 chamadasite 02  abrace essa causa 01  Doe online

O Passe / Água Fluidificada

passeO Passe

A doutrina espírita, estudando o magnetismo e suas aplicações medicinais – procurando utilizá-lo de modo mais proveitoso para os homens, segundo os princípios cristãos da caridade – desenvolveu uma prática que passou a ser empregada como uma terapêutica, baseada no emprego dos fluidos magnéticos; é o passe ou fluidoterapia. É um recurso espírita empregado no alívio de desequilíbrios orgânicos, psíquicos ou espirituais do paciente; é uma transmissão de energias através das mãos dos médiuns passistas, energias estas oriundas do próprio passista e dos espíritos que operam em conjunto conosco, os encarnados, ou ainda de fluidos extraídos da natureza por esses mesmos espíritos. Nas palavras de Emmanuel no livro Segue-me, “é ato sublime de fraternidade cristã”.

Tecnicamente, o passe é aplicado com determinados movimentos das mãos, atuando sobre os centros vitais do doente a fim de reequilibrá-los. É uma técnica simples, que não tem nada de espetacular ou de diferente; há, isso sim, que se ter disciplina tanto na sua aplicação – ou seja, quando somos passistas – quanto na sua recepção – quando somos pacientes.

Jesus é o exemplo de passista por excelência; se nós recorrermos aos evangelhos, vamos notar inúmeras situações em que o Mestre se valeu da imposição das mãos para curar a todo tipo de enfermos.

Na Fraternidade Espírita Irmão Glacus, todos aqueles que sentirem necessidade durante as reuniões públicas podem tomar um passe. No entanto, a preferência é para aqueles que se encontrem com uma receita mediúnica. Dentre estes, primeiramente tomam passes as crianças, e depois os adultos, pois equipes espirituais distintas são designadas para cada tipo de trabalho.

É importante que o paciente esteja receptivo para receber o recurso espiritual que lhe é destinado. É necessário entender que o passe é um recurso paliativo, e não deve ser tomado desmedidamente. Há todo um trabalho sendo realizado, há dispêndio de energias; é falta de caridade abusarmos disso. Imprescindível é entendermos que, seja qual for a nossa dificuldade, a reforma íntima é o caminho mais seguro para alcançarmos a cura.

O Passe no lar

Em nossa Casa, o passe pode ser ministrado nos lares, ou nos hospitais, desde que o paciente tenha recebido uma orientação espiritual para esse tipo de tratamento, através da nossa Orientação Espiritual. Mantemos um número de setenta e cinco equipes de visitantes passistas, cada uma com quatro componentes, no máximo. Cada equipe de visita tem seu Espírito Mentor, responsável pelos trabalhos realizados no Plano Espiritual com o visitado.

Uma vez prescrita a seqüência de passes no lar, o interessado deverá procurar o nosso Setor de Visita aos Lares para fornecer seus dados cadastrais e autorizar a visita. Isso pode ser feito de segunda a sexta-feira, de 19:30 às 21:30 horas ou no domingo de 19:30 às 21:00 horas, na sala 109 (primeiro andar).

As visitas são realizadas nos períodos indicados pelo próprio paciente. Geralmente a visita tem a duração de 30 minutos e uma freqüência de quatro a oito vezes. Os visitantes, além do passe, também oram e fazem leituras de mensagens espirituais. Tudo isso faz parte do tratamento espiritual necessário ao visitado e ao lar.

A FEIG editou um livro sobre este assunto, baseado nas tarefas realizadas por nossa Casa.

agua fluidaÁgua fluidificada

A água fluida é um recurso espiritual utilizado em prol de todos nós para o restabelecimento de nossas forças psíquicas, espirituais e até mesmo físicas. Explica-nos Emmanuel no livro Segue-me: “A água é dos corpos mais simples e receptivos da Terra. É como que a base pura em que a medicação do Céu pode ser impressa através de recursos substanciais de assistência ao corpo e à alma, embora em processo invisível aos olhos mortais.” É aconselhável que, sempre que nos mantivermos em oração, em nosso lar, coloquemos à frente um pequeno copo d’água para que seja magnetizado pelos amigos espirituais. Pois sabemos que a prece sincera nos auxilia a sintonizarmos com o mais Alto, fazendo com que nosso pensamento positivo e nossa boa vontade sejam o elo facilitador para que recebamos o auxílio divino. Não nos esqueçamos que, durante o culto no lar, também é bom que coloquemos um pouco de água para ser fluidificada, pois, mesmo que realizemos o culto sozinhos (como encarnados), sabemos que a espiritualidade nos ampara e está presente durante sua realização.

Na Casa de Glacus, um pouco antes do início das reuniões públicas, os freqüentadores colocam os vasilhames na frente do salão, devidamente identificados (importante: o frasco com a água que será posteriormente consumida deve ser etiquetado com o nome da pessoa ou família. Cada um necessita de fluidos específicos, por isso é necessária a identificação). Tais vasilhames serão fluidificados ao longo da reunião, e não apenas no momento da prece de irradiação. Por isso, é importante manter os pensamentos elevados para que a sintonia da reunião seja a mais adequada possível. Caso você chegue atrasado, peça aos tarefeiros que colaboram na organização e auxílio no salão para que coloquem a água na frente pra você, a fim de não tumultuar as atividades da noite. Não se esqueça: aguarde o fim da reunião, a prece final, para pegar a água e levar esse bálsamo divino para o seu lar.