reunioespublicas inicialsite  ciclosite 2017 01 1  terceirodomingo2017 chamadasite 02  abrace essa causa 01  Doe online

Conheça a Fraternidade e Fundação Espírita Irmão Glacus e nos ajude a continuar realizando cada vez mais

 

Amigos, com muita alegria e gratidão a cada um que tem feito parte da nossa história, compartilhamos este breve vídeo sobre o dia-a-dia da nossa FEIG. Vocês poderão observar a complexidade das tarefas e atividades que realizamos todos os dias, a diversidade do público que atendemos e a nossa organização, resultado de um trabalho feito em equipe, com amor, responsabilidade e disciplina.

Faça parte dessa história e nos ajude a realizar cada vez mais!

Veja as diversas formas de nos ajudar aqui e aqui

Campanha Material Escolar

Contamos com a ajuda de todos!

 

Campanha Material Escolar 2017 site

Relatos Espirituais

Para baixar o seu ebook em formato pdf, basta clicar aqui.

Para baixar o seu ebook em formato epub, basta clicar aqui.

divulgacao relatos cartaz site

 

 

Estudos especiais

No mês de setembro tivemos três estudos especiais na FEIG:
-A conquista da serenidade
-Transição Planetária
-Jesus nas aflições da alma
Confira aqui o áudio das palestras

Departamento de Evangelização da Criança completa 30 anos

Estamos em festa! Em agosto, o Departamento de Evangelização da Criança (DEC) completou três décadas de muita dedicação a essa tarefa de puro amor. Para celebrar, na semana de 15 a 21/08, todas as turmas da evangelização infantil tiveram uma aula dedicada à comemoração dessa data tão especial!

Atualmente, o DEC conta com 122 tarefeiros e cerca de 500 crianças evangelizadas semanalmente na Fraternidade Espírita Irmão Glacus, na Fundação e no Centro de Educação Infantil Irmão José Grosso. É gratificante podermos contar com evangelizadores que foram crianças evangelizadas pelo DEC ao longo da nossa trajetória.

Nesses 30 anos, várias sementes foram plantadas e germinaram bons frutos. Esse é o maior presente para todos nós, envolvidos direta e indiretamente na tarefa. E é com essa alegria no coração que dedicamos os parabéns para você: aos pais, por confiarem a cada um de nós, evangelizadores, a oportunidade dessa semeadura em conjunto; à direção da casa de Glacus; à coordenação, evangelizadores, evangelizandos e, em especial, à nossa querida mentora Meimei, por sua presença amiga a nos intuir.

Que possamos prosseguir firmes com o propósito de promover a esses espíritos que estagiam na infância, os princípios da moral cristã e da vivência evangélica.

Parabéns DEC, a festa é de todos nós!

ENCONTRO DE PAIS NA FEIG

EVANGELIZAR, UM BOM INVESTIMENTO?

No dia 10 de julho de 2016, foi realizado o primeiro Encontro de Pais na FEIG, evento que veio substituir o Encontro de Pais e Evangelizadores e o Projeto Casa Aberta, dos anos anteriores, do qual participaram pais, crianças, evangelizadores e educadores doutrinários (da Mocidade) e frequentadores da Fraternidade e da Fundação. O objetivo foi criar oportunidade de reflexão dos pais e educadores em torno de temas relevantes, assim como aproximá-los uns dos outros para o comprometimento com as propostas evangelizadoras de nossa instituição.

2016 012016 02

Leia mais...

Encontro dos Tarefeiros da Diretoria de Assistência Fraterna

Aconteceu no último dia 03 ​de julho o Encontro dos Tarefeiros da Diretoria de Assistência Fraterna, contando com a presença de mais de 200 tarefeiros vinculados às tarefas de Atendimento Fraterno, Visita Fraterna, SOS Preces e Orientação ao Culto do Evangelho no Lar. O encontro teve como objetivo fomentar reflexões, estimular o aprimoramento contínuo da tarefa e integrar a equipe.

A palestra proferida pela Carla Silene abordou a importância do acolhimento fraterno no dia a dia das tarefas e dos aspectos mediúnicos inerentes às atividades desenvolvidas pelo grupo. Foi um convite ao estudo, à disciplina e ao amor.

Espíritos mentores da Casa manifestaram-se na segunda parte do encontro, direcionando aos tarefeiros palavras de bom ânimo, revestidas por alegria e emoção. Eles reforçaram a importância do trabalho no bem para a autotransformação, pediram aos tarefeiros perseverança na tarefa e uma especial atenção à união do grupo, em fraternidade.

Ao longo de todo o encontro, a musicalidade da voz, violão e bandolim de Bento e Marília e do teclado com Madalena contribuíram para a harmonização dos participantes e todos os presentes puderam sentir as elevadas vibrações e emoção presentes no ambiente, fruto do amor e dedicação de tantos.

Este encontro faz parte de um conjunto de reuniões que acontecem ao longo do ano com as diversas equipes de voluntários e dessa forma, a Fraternidade se estrutura para atender e acolher, cada dia melhor, todos que a procuram em busca de uma palavra amiga e uma orientação segura à luz do Evangelho e da Doutrina Espírita.

IMG_8334.JPGIMG_8357.JPGIMG_8343.JPGIMG_8337.JPG

 

Jornal Evangelho e Ação no Site

Vocês sabiam que em nosso site estão disponíveis as versões digitais do Jornal Evangelho e Ação? Clique aqui e confira todas as edições, inclusive a do mês de junho! Acesse o link e continue acompanhando nossas publicações.

JEA

Curso de Preparação para Evangelizador Infantil em 2016

“A educação, se bem entendida, é a chave do progresso moral” – Allan Kardec, Livro dos Espíritos

5348

 

 

 

 

 

 

Com o objetivo de despertar a consciência dos atuais e futuros evangelizadores para a importância da educação na evolução espiritual, o Departamento de Evangelização da Criança realizou, nos dias 3, 9 e 10 de abril, na FEIG, mais um Curso de Preparação para Evangelizador Infantil.

Participaram cerca de 170 pessoas, muitas delas oriundas de diferentes casas espíritas de Belo Horizonte e de outras cidades.
A programação foi cuidadosamente planejada para fomentar a utilização de atividades lúdicas na tarefa e ressaltar a importância da constante atualização do evangelizador pelo estudo. Entre os conteúdos apresentados estavam temas como psicologia infantil, planejamento de aulas e recursos didáticos, além de momentos de integração e descontração.

3417
Painéis sobre música, oficinas de artes e de teatro enfatizaram a relevância da arte na educação, socialização e vivência do Evangelho junto às crianças.
A Mocidade Espírita Joanna de Ângelis esteve presente em todo o Curso, desde a harmonização do ambiente com músicas, até o ato de encerramento com apresentação teatral.
Agradecemos a todos que participaram e colaboraram conosco. Esperamos por vocês, novos evangelizadores, na tarefa junto às crianças da FEIG.
Evangelize hoje! Evangelize sempre.
Departamento de Evangelização da Criança

20

 44 

 

 

 

 

 

 

 

GincaMEJA 2015

Gincameja2015 02
No dia 06 de dezembro, foi realizada na Fundação a GincaMEJA - 2015, com participação dos jovens da MEJA e da pré-mocidade, que se integraram nos jogos e brincadeiras, sempre com espírito de participação e união.

Neste ano, a Gincana prestigiou a Campanha do Quilo, que tem como Mentor o Espírito Palminha. Como preparação para o evento, durante o mês de novembro, os jovens realizaram informalmente uma campanha do quilo entre amigos e familiares.

Leia mais...

MEJA celebra mais um aniversário

MEJA38Anos 01

No dia 21 de novembro de 2015, a Mocidade Espírita Joanna de Ângelis comemorou os seus 38 anos.

Nessa data tão importante para nossa instituição, foi realizado encontro no Auditório Emmanuel, onde compareceram cerca de duzentas pessoas, com a presença e apoio de Conselheiros e Diretores da FEIG. Para alegria geral, houve também a presença de ex-integrantes e de ex-dirigentes da MEJA, muitos deles acompanhados de seus cônjuges e filhos.

Os jovens, com toda a sua pujança, mostraram que a semente do Evangelho está crescendo no campo dos seus corações e emocionaram o público com belas apresentações, como a peça teatral "Joannas" e a harmonização musical do ambiente, base de preparação para a manifestação mediúnica da Espiritualidade, com demonstração de seus talentos, com amor e carinho.

Com essa troca de energia nos dois planos da vida, os Espíritos Amigos prestigiaram os presentes com palavras de incentivo, coragem e força no caminho do Evangelho.

Leia mais...

FEIG se despede de seu principal fundador

Enio rostoNatural de São Bernardo do Campo (SP), nasceu em 24 de maio de 1925, apesar de constar da Certidão de Nascimento o ano seguinte. Filho de Maria da Conceição Wendling e Nicolau Wendling, foi o sétimo dos treze filhos do casal. Com a família ainda em formação, mudaram-se para Buenópolis (MG) e posteriormente para Belo Horizonte, onde se estabeleceram em 1928 e residiram em seis diferentes endereços. Na infância e adolescência, Enio foi um garoto inteligente, irrequieto e provocador. Mais tarde, enfrentaria doenças graves, como a tuberculose, de tratamento difícil naqueles tempos.

Estando Enio com aproximadamente dez anos de idade e residindo na Rua Silva Jardim, no bairro Floresta, juntamente com os pais e os irmãos já nascidos, iniciou-se a produção de fenômenos mediúnicos de efeitos físicos, à época incompreensíveis para a criança e sua família. Eram portas de armários que se abriam, roupas atiradas ao chão, sopa que girava sozinha no prato durante as refeições, ruídos de passos de pessoas caminhando de chinelos pela casa à noite. Muitas vezes os fatos, testemunhados pelos irmãos e pelas empregadas domésticas que com eles moravam, os apavoravam. Em certa ocasião, um padre de igreja próxima foi chamado para abençoar a casa onde havia um "menino possuído pelo demônio". Porém, durante a visita, o sacerdote testemunhou a materialização de um crucifixo. A partir da sugestão de um tio, a Sra. Maria Wendling foi recomendada a levar o filho para o centro espírita na vizinhança: era o antigo Centro Oriente, para onde a mãe passou a se dirigir, levando consigo o garoto e dois de seus irmãos.

Leia mais...

Abrace essa Causa

cartaz campanha natal 2015 final site-2

Clique aqui para fazer uma doação eventual.

Clique aqui para se tornar um doador mensal.

I MusicArte FEIG

DSC01329DSC01315

No fim de tarde, início de noite do dia 14/11, no Auditório André Luiz da Fundação Espíritia Irmão Glacus aconteceu o I MusicArte FEIG. Com a presença de cerca de 150 pessoas, durante 2h30 fomos agraciados com a apresentação de 7 grupos musicais e/ou teatrais, que individualmente ou em conjunto, presentearam os presentes com várias interpretações musicais com voz e instrumentos. A avaliação dos presentes foi unânime em relação à qualidade do banquete musical ofertado e do querer mais.

DSC01304

Leia mais...

Reuniões Públicas nas tardes das quartas-feiras completam seu primeiro ano

RPDiurna

Há um ano, precisamente no dia 12 de novembro de 2014, após autorização do Mentor Glacus, implementamos as primeiras reuniões públicas diurnas na FEIG.

Nos doze meses iniciais, aproximadamente 6500 frequentadores estiveram presentes no Auditório Emmanuel para assistir as palestras, perfazendo média de 125 pessoas por reunião. Certamente, referimo-nos aos encarnados, porque sabemos que o público de desencarnados é sempre em maior quantidade. O número de crianças e adolescentes que nos visitaram foi modesto e, por essa razão, ainda não houve necessidade de contarmos com o apoio da evangelização infantil.

Durante estas reuniões públicas doutrinárias, sempre de 15h00 às 16h00, o visitante encontra à sua disposição os serviços da Livraria e Biblioteca, além da Aplicação de Passes, Atendimento Fraterno, Balcão de Informações, Departamento de Tarefeiros, Fluidificação de Águas e Livro de Irradiação.

Trata-se de um horário alternativo atraente para muitas pessoas, que eventualmente se sentem mais seguras ao frequentar nossa instituição durante o dia.

Se você ainda não conhece, seja nosso convidado e venha assistir à reunião pública diurna na FEIG.

Programa de Aprimoramento do Atendimento ao Público na Casa de Glacus

Programa de Aprimoramento do atendimentoAconteceu no dia 08 de novembro, das 9h às 13h, na Fraternidade, mais um encontro dentro do Programa de Aprimoramento do Atendimento ao Público na Casa que vem propondo reflexões sobre o desafios do acolhimento na Casa de Glacus.

Nesta versão do encontro, as 11 Diretorias e 2 Assessorias que compõem a estrutura administrativa da FEIG apresentaram, em linhas gerais, os atendimentos que prestam e os atendimentos que precisam para a realização das suas atribuições, pensando nos públicos envolvidos. O objetivo foi proporcionar, além de informações, uma reflexão sobre as interações no dia a dia das tarefas e do quanto uma tarefa, por mais independente que pareça, afeta e é afetada por tantas outras.

O encontro lançou a reflexão, mas o desafio é que as Diretorias e Assessorias aprofundem em suas equipes este exercício de pensar nas suas interações, com vistas a aprimorar o acolhimento entre as áreas, e assim, consequentemente, o acolhimento àqueles que procuram a Fraternidade Espírita Irmão Glacus. Participaram do encontro tarefeiros de todas as áreas da Casa.

Você conhece o GRU?

O GRU – Departamento de Grupos de Fraternidade tem como um de seus objetivos: "Prover de técnicas, processos e metodologias organizacionais modernas a prática de gestão administrativa, assistencial, social e espiritual às fraternidades e grupos espíritas atendidos".
Além dos aspectos legais, o GRU pode apoiar na estruturação de atividades que hoje a FEIG oferta aos seus tarefeiros, frequentadores, assistidos.
IMG 8700IMG 8702
 

 

Leia mais...

Pagina 1 de 5