reunioespublicas inicialsite  ciclosite 2017 01 1  terceirodomingo2017 chamadasite 02  abrace essa causa 01  Doe online

Estudo da Doutrina Espírita

"Espíritas!, amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo."
(Espírito Verdade. Paris, 1860.) Allan Kardec – O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VI, item 5.

O Espiritismo em sua proposta consoladora, busca despertar os homens para o que o Cristo veio na Terra ensinar com o seu exemplo – a fé no futuro e a confiança na justiça de Deus. A exemplificação do amor e da caridade do Cristo no roteiro da vida é o principal desafio para todos os cristãos.

Leia mais...

Editorial

Com disciplina e humildade, na Fraternidade Enio chegava.
Subia até o salão principal e a todos com os quais cruzava,
com o sorriso animador, ele saudava: "Paz e Alegria!".
Essa era a sua marca.
Aceitou o convite que há quarenta anos a ele foi feito,
com dedicação, responsabilidade e abnegação,
colocou em prática o amor, a caridade e o respeito.
Enio querido, trabalhador incansável, hoje, de joelhos em espírito,
reverenciamos com gratidão, o legado por você deixado.
Você será, por toda família de Glacus, eternamente lembrado.
Seguiremos seu exemplo de servidor devotado,
na causa do Cristo, em auxílio aos mais necessitados.
Jamais esqueceremos suas palavras, em sintonia com o Evangelho de Jesus, que a todos encorajava.
A vida continua e agora estaremos com você na sintonia da prece, no pulsar dos corações e nos perfumes das flores, que você plantou nos jardins de nossas almas e que exalarão na continuidade de nossos atos, fortalecendo sua construção.
Enio: "Paz e Alegria!".
O seu compromisso foi cumprido com plena galhardia.
A você, doce e amado irmão, nossa eterna gratidão!

Alexa Casali

Editorial - Frutos

"Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." — Jesus. (MATEUS. Capítulo 7, versículo 20.)

O mundo atual, em suas elevadas características de inteligência, reclama frutos para examinar as sementes dos princípios.
O cristão, em razão disso, necessita aprender com a boa árvore que recebe os elementos da Providência Divina, através da seiva, e converte-os em utilidades para as criaturas.

Leia mais...

Editorial - Consegues Ir?

"Vinde a mim" – Jesus. (Mateus, 11:28.)

O crente escuta o apelo do Mestre, anotando abençoadas consolações. O doutrinador repete-o para comunicar vibrações de conforto espiritual aos ouvintes.
Todos ouvem as palavras do Cristo, as quais insistem para que a mente inquieta e o coração atormentado lhe procurem o regaço refrigerante...
Contudo, se é fácil ouvir e repetir o "vinde a mim" do Senhor, quão difícil é "ir para Ele"!

Leia mais...

Editorial - Elogios

"Mas ele disse: Antes, bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam". (Lucas, 11, 28.)

Dirigira-se Jesus à multidão, com o enorme poder do seu amor, conquistando geral atenção. Mal terminara as observações amorosas e sábias, eis que uma senhora se levanta no seio da turba e, magnetizada pela sua expressão de espiritualidade sublime, reporta-se, em alta voz, às bem-aventuranças que deviam caber a Maria, por haver contribuído na vinda do Salvador à face da Terra. Mas, prestamente, na perfeita compreensão das consequências infelizes que poderiam advir da atitude impensada, responde o Mestre que, antes de tudo, serão bem-aventurados os que ouvem a revelação de Deus e lhe praticam os ensinamentos, observando-lhe os princípios.

Leia mais...

Editorial - Na tarefa da paz

..."A minha paz vos dou"... (Jesus)

Todos ambicionam a paz. Raros ajudam-na.

Que fazes por sustentá-la?

Leia mais...

Editorial - Humanidade Real

"... Eis o Homem!" – Pilatos. (JOÃO, capítulo 19, versículo 5.)

Apresentando o Cristo à multidão, Pilatos não designava um triunfador terrestre.
Nem banquete, nem púrpura.
Nem aplauso, nem flores.

Leia mais...

Editorial - Em torno da paz

"Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas a espada;" Mt. 10:34

A paz constitui, sem dúvida, uma conquista individual. Jesus não trouxe paz ao mundo exterior, mas os meios para  cada um obtê-la no mundo íntimo.Em nosso dia a dia temos diversas oportunidades de exercitar esta conquista intransferível, através de mil modos possíveis dentro dos ensinamentos do
Mestre, seja no trânsito, no trabalho, na família, na tarefa... E em cada uma destas oportunidades, conforme as nossas ações e reações do cotidiano, nos é dado medir a paz já arregimentada.

Leia mais...

Editorial - Melhor sofrer no bem

"Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal." — PEDRO (I Pedro, 3.17)
Para amealhar recursos financeiros que será compelido a abandonar precipitadamente, o homem muitas vezes adquire deploráveis enfermidades, que lhe corroem os centros de força, trazendo a morte indesejável.

Leia mais...

Editorial - O Tarefeiro Espírita

Uma das primeiras reflexões que devem ser feitas por um tarefeiro espírita diz respeito à diferença que se deve estabelecer entre "compromisso" e "obrigação. Se temos o livre-arbítrio, não temos "obrigação" de sermos tarefeiros, pios o compromisso assumido é livre e deve ser abraçado em nosso coração, não por interesses ocultos ou imediatistas, mas sim porque já reconhecemos no íntimo a importância de trabalharmos com Jesus e para Jesus.

Leia mais...

Equilíbrio e Felicidade

"(...) faltou-me o amparo da esposa. Enquanto a tive a meu lado, verificava-se profundo equilíbrio em minhas forças psíquicas. A companhia dela, sem que eu pudesse explicar, compensava-me todo gasto de energia mediúnica. Minha noção de balanço estava nas mãos de minha querida Adélia. Esqueci-me, porém, de que o bom servo deve estar preparado para o serviço do Senhor, em qualquer circunstância. Não aprendi a ciência da conformação e nem me resignei a percorrer sozinho as estradas humanas. Quando me senti sem a dedicada companheira, arrebatada pela morte, amedrontei-me, por sentir-me em desequilíbrio e, erradamente, procurei substituí-la, e fui acidentado.

Leia mais...

Editorial - Reforma Íntima

Um dos temas certamente mais debatidos dentro da doutrina espírita, mencionado praticamente em todas as palestras que escutamos, refere-se à reforma íntima. No entanto, o entendimento e a prática dessa reforma ainda se encontram um pouco distantes.

Leia mais...

Editorial - Vencerás

Não desanimes.
Persiste mais um tanto.
Não cultives o pessimismo.
Centraliza-te no bem a fazer.
Esquece as sugestões do medo destrutivo.

Leia mais...

Editorial - Tranquilidade

"Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz." - Jesus. (JOÃO,16:33.)

A palavra do Cristo está sempre fundamentada no espírito de serviço, a fim de que os discípulos não se enganem no capítulo da tranqüilidade.

Leia mais...

Editorial - Entre nós...

Entre nós tem que haver mais COMPREENSÃO, aqui temos Voluntários, não Funcionários!

Entre nós tem que haver mais RESPEITO, aqui não existe um melhor do que o outro, somos todos iguais.

Leia mais...

Editorial - Exemplificar

Através de todas as nações, o homem levanta realizações notáveis, nas quais se lhe exalça o egoísmo inteligente.
Em toda parte, repontam obras suntuárias, solicitando moderação e corrigenda, para que o abuso de poucos não agrave as aflições e as necessidades de muitos.

Leia mais...

Editorial - Gratidão

A gratidão é um sentimento que deve ser alimentado por nós em todos os momentos da existência, Inclusive naqueles em que a dor for a nota dominante. Temos de ser gratos pelas dificuldades, pelos obstáculos, pelas aflições que aparecem em nosso caminho, porque a dor nos ensina a sermos mais humildes e a burilarmos nosso caráter. Nosso entendimento perante a vida se amplia, e nos sentimos gratos por mais uma oportunidade de crescimento – isso quando nos empenhamos por compreender realmente o porquê das dores, caso contrário permaneceremos sempre numa posição de vítimas ou de desespero e revolta.

Leia mais...

Pagina 1 de 2