Maria Rotheia

Maria Fortunata Rotheia nasceu no dia 15 de fevereiro de 1891 em Congonhas do Campo (MG). Seus pais, Sérgio Antônio da Silva e Fortunata Cândida da Silva, eram católicos fervorosos e mantinham um ambiente místico e religioso em casa, criando os filhos dentro da mesma fé. O pai era benzedor (“médium curador”, inclusive de animais). Por influência da mãe Maria era católica, mas não podia ir à missa porque ao entrar numa igreja sentia-se mal, desfalecia e só voltava a si após os serviços religiosos, mais tarde descobriu-se ser problemas com a sua mediunidade.

Foi prometida em casamento aos seis anos. Casou-se então aos treze anos com Miguel Franco Rotheia, português que trabalhava construindo pontilhões no interior de Minas. A doutrina espírita foi apresentada a Maria pelo marido, que já era espírita quando veio para o Brasil.

O casamento deu início para Maria um campo mais amplo de trabalho na seara cristã. Miguel tinha forte mediunidade curadora e por sua capacidade como doutrinador, calcada em sua moral muito sólida, também praticava a desobsessão. Miguel lia muito para Maria que era analfabeta, tinha sido proibida pelo pai de estudar, e aos poucos se converteu ao espiritismo. Dona de uma memória prodigiosa, decorava textos e preces com grande facilidade.

Juntos difundiram o Espiritismo pelos lugares onde passavam. Nos locais onde residiam, com pouco ou nenhum recurso, trabalharam na construção de escolas, pequenas fábricas e casas de assistência. E, por onde caminhavam, o casal levava consigo as consolações evangélicas e, inúmeras vezes, a cura através dos passes. 

Residindo em Belo Horizonte, fundaram o Centro Espírita Luz, Amor e Caridade. O casal teve 21 filhos, dos quais treze desencarnaram ainda crianças. Cuidava da casa, dos filhos, costurava muito, fazia crochê e sempre encontrava tempo para atender a todos que a procuravam para ouvir as suas palavras consoladoras ou para receberem o passe da “Maria-que-cura”.

Em 1938 ficou viúva, Miguel desencarnou vítima de um acidente provocado por uma peça pesada que lhe caíra sobre a cabeça. Seu trabalho continuou na seara espírita. Foi passista e trabalhou no salão de costuras da UNE e também no Centro Oriente, integrando equipe de visita a enfermos.Possuía um carinho especial pelas mulheres que iam procurá-la, atormentadas por processos obsessivos. Através das vibrações carinhosas e do trabalho que lhes oferecia no salão de costuras, conseguia ajudá-las a reencontrar o equilíbrio necessário para a cura. Visitava os tuberculosos internados no Sanatório Morro das Pedras, todos os domingos, levando-lhes sempre o conforto da prece.

Maria Rothéia freqüentava as reuniões de Chico Xavier quando eram realizadas em Pedro Leopoldo. Teve a oportunidade de conviver com grandes trabalhadores da Doutrina, dentre eles, o professor Cícero Pereira, Martins Peralva (que frequentava reuniões em seu lar), o professor Rubens Romanelli, que foi professor de moral cristã de sua filha Elza, os Baumgratz e os Ziviane. Era amiga da mãe da Irmã Ló, D. Clotildes, por essa amizade trouxe o genro Jair Soares para o Espiritismo.

Também foi companheira de visita aos lares de Maria Wendling, mãe do médium Ênio Wendling. Ajudou a criar o Hospital Espírita André Luiz, o Abrigo Jesus e a Casa Transitória.

Aos 86 anos descobriu um um tumor no intestino. Estando em estado de choque divagou e de repente recobrou a lucidez, falou sobre sua partida. Orientou os filhos para que não chorassem. “Quero alegria! Cantem hinos. Espíritos amigos vêm me buscar, inclusive o Miguel”. Diante dos filhos reunidos, pediu que lhe dessem as mãos para orar, explicando que teria apenas mais meia hora de permanência entre eles. Fez então duas preces, a de Cáritas e a de Ismael. E em meia hora seus olhos se fecharam.

Desencarnou no dia 21 de dezembro de 1977, cinco dias após a descoberta do tumor.

A família guardando um hábito instituído pelo casal Maria e Miguel reúnem-se até hoje em preces e vibrações em favor daqueles que passam por dores e privações. Frequentemente Maria Rothéia, em espírito, comunica-se com eles através de algum familiar. No plano espiritual, continua a trabalhar. 

Maria Rotheia é mentora da reunião de educação mediúnica e da reunião de tratamento espiritual (desobsessão) na FEIG.