A ciência nova

Allan Kardec define o Espiritismo como:

“a ciência nova que vem revelar aos homens,  por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. Ele no-lo mostra, não mais como coisa sobrenatural, porém, ao contrário, como uma das forças vivas e sem cessar atuantes da Natureza, como a fonte de uma imensidade de fenômenos até hoje incompreendidos e, por isso, relegados para o domínio do fantástico e do maravilhoso. ”

O Evangelho Segundo o Espiritismo; Allan Kardec, Cap. I – Item 5.

Através da mediunidade, o Espiritismo, em seus 161 anos de existência, tem oferecido à humanidade inúmeras provas indiscutíveis da realidade do Espírito e do mundo espiritual. A partir do momento em que os cientistas e pesquisadores passarem a enxergar o Espiritismo não como uma crença vulgar, fantástica e fora das leis naturais, a sociedade e a ciência alcançarão um grande progresso com conquistas extraordinárias. A humanidade entrará em uma nova era de evolução material e moral.

Não obstante, a ciência material seguir apartada das realidades espirituais, e vivermos em um mundo de transição onde o mal ainda prevalece, muitas criaturas, buscando compreender esta ciência nova, se deparam com uma filosofia nova, que abrange as diversas circunstâncias de sua vida, descobrem de onde vieram, porque estão aqui e para onde irão. Surpreendem-se que esta filosofia nova, os levem a despertarem em si, uma Religião nova, na qual se propõe uma religiosidade destituída da fé cega, de ritos, de dogmas e de práticas exteriores. A sua fé baseia-se em obras. Se sentem impulsionados para questões transcendentes da vida comum, elevando suas preocupações diárias também para as questões da elevação moral e espiritual. Percebem sua responsabilidade individual de contribuir, de forma atuante na melhoria da sociedade, alinhando-se ao movimento da busca da recuperação da dignidade humana. Costumes medievais de nossa sociedade são permeados por sentimentos de fraternidade. Reformas morais são percebidas em diversos setores da vida. Chagas e feridas da alma são curadas. A criatura compreende que tudo tem uma razão de ser, que nada acontece por acaso. Entende que o destino é fruto de suas escolhas. Os desafios da existência humana são enfrentados com paciência, resignação e irrestrita confiança em Deus.

Espiritismo: Ciência nova, Filosofia nova, Religião nova. Compreenda-o, sinta-o, vivencie-o, pois aqueles que o fazem, vão se tornando pessoas melhores e mais felizes.
Jesus nos abençoe.

Ladimir Freitas