Sono e sonhos

 Na Parte Segunda do “Livro dos Espíritos” (LE), no capítulo VIII, questões 400 a 455, temos importantes informações da Espiritualidade sobre a “Emancipação do Espírito”, fenômeno que permite o intercâmbio entre o plano físico e o plano espiritual. Vamos comentar algumas delas a seguir.

Em termos biológicos o sono é um estado de inconsciência e de relativa inatividade, comum a todos os animais vertebrados, no qual ocorrem mudanças fisiológicas significativas que garantem a manutenção do desempenho físico, mental e energético do ser. Por essa razão, ter um sono regular e com qualidade fortalece nosso sistema imunológico e evita muitas doenças.

Registra-se na questão 401 do LE que “[…] o Espírito jamais está inativo” e esclarecem-nos os Espíritos Superiores, na questão 412 desta Obra, que a alma se afasta do seu corpo físico durante o sono, mas a ele permanece conectada por meio do perispírito, o qual, por sua vez, transmite ao corpo de carne as impressões, boas ou más, vindas do Espírito, conforme a natureza das atividades que ele desenvolve na outra dimensão.

Assim, há real necessidade de cuidarmos da higiene do nosso sono, buscando os bons hábitos para saúde de nosso corpo físico, mas, fundamentalmente, do nosso Espírito, por meio das boas leituras, das preces e meditações, que nos permitirão conexões com bons parceiros e instrutores durante o repouso do corpo, lembrando que o sono é forma de reparação das forças orgânicas e também morais.

Quanto aos sonhos, em resposta a questão 402 do LE, dizem os Orientadores Espirituais que “[…]O sonho é a lembrança do que o Espírito viu durante o sono”. Liberto, o Espírito adquire maior potencialidade, comunica-se com outros Espíritos, encarnados e desencarnados, se lembra de acontecimentos do passado, “algumas vezes prevê o futuro”, vai a lugares distantes que jamais viu, e “até a outros mundos”.

Nos chamados “sonhos comuns” o espírito flutua na atmosfera sem se afastar muito do corpo e fica afeto as sensações e preocupações do seu dia. Nos “sonhos espirituais” o Espírito, desprendido do corpo, exerce atividade real e efetiva no plano espiritual, encontra com parentes, amigos, instrutores espirituais, inimigos ou desafetos, desta e de outras vidas. Portanto, se ao despertarmos nos sentirmos envolvidos por emoções agradáveis, vivenciamos a noite uma experiência positiva, ao contrário, se as emoções são negativas, certamente nos vinculamos a situações e espíritos desequilibrados, necessitando reformar nossas condutas, pensamentos e sentimentos.

Ressaltamos que a análise dos sonhos pode nos trazer informações valiosas para nosso autodescobrimento, mas é importante nos precavermos contra as adivinhações, com base nas imagens e lembranças esparsas de sonhos, que só trazem conflitos na caminhada.

Letícia Schetino

Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos.

Tradução de Guillon Ribeiro. ed. Rio de janeiro: FEB, 2007, questões: 401; 412; 402.