Conhecer a si mesmo

Sob o prisma das Leis Divinas da existência e da evolução natural e permanente do Espírito, através de reencarnações sucessivas, torna-se um desafio fundamental redescobrirmos a nós mesmos. De onde vim e para onde vou? Como melhorar minha caminhada? Perguntas fortes que inquietam os nossos corações….

Em geral enxergamos fora de nós o que queremos conquistar: sucesso, fama, dinheiro, felicidade, amor, estabilidade, etc. Nos sentimos ansiosos e perdidos porque agimos com o foco exclusivo no plano material o que nos faz esquecer de olhar para dentro e refletir sobre nossas vidas.

Autoconhecimento significa estar consciente de quem você é na essência e a consciência é o que faz o ser humano poder observar e interagir com tudo o que existe dentro e fora de si.

Quais são suas características principais, que fazem você agir da forma que age, ser quem você é, ou ter os resultados que você tem?

No “O Livro dos Espíritos”, considerando a dificuldade de cada um conhecer-se a si mesmo, o Codificador indaga a respeito do meio de consegui-lo obtendo a seguinte resposta assinada pelo Espírito Santo Agostinho na questão 919a:

Fazei o que eu fazia quando vivi na Terra: ao fim do dia interrogava a minha consciência passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém tivera motivo para de mim se queixar. Foi assim que cheguei a me conhecer e a ver o que em mim precisava de reforma.

Comentando a resposta dada por Santo Agostinho, Kardec assinala: Muitas faltas que cometemos nos passam despercebidas. (…). Se interrogássemos mais amiúde a nossa consciência veríamos quantas vezes falimos sem que o suspeitemos unicamente por não perscrutarmos a natureza e o móvel dos nossos atos.

Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para que o Espírito possa atingir a perfeição moral. Mesmo sendo o processo de renovação para o bem longo, pois que depende do esforço de vontade de cada um ele é inevitável conforme a lei do Progresso.

Enfim nos orienta o prezado Léon Denis:

A todas as interrogações do homem, a suas hesitações, a seus temores, a suas blasfêmias, uma voz grande, poderosa e misteriosa responde: Aprende a amar! O amor é o resumo de tudo, o fim de tudo.

Letícia Schetino

Bibliografia:
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 84. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2003.
DENIS, Léon. O Problema do Ser do Destino e da Dor. 27. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004. Capítulo XXV.