Na prática do autoconhecimento

Muito tem se falado desse tema, mas o fato é que o autoconhecimento é algo que precisa ser incorporado como uma prática diária que propiciará o desenvolvimento das potencialidades do próprio ser. O autoconhecimento é a capacidade de fazer uma viagem para dentro de si, buscando realmente se conhecer. Esse é um processo gradativo e contínuo de descobertas, visando a transformação que possibilita o aumento da própria consciência sobre os talentos que se tem, mas que ainda não são utilizados, por desconhecimento.

O autoconhecimento também visa a identificação e aceitação dos aspectos da personalidade que precisam ser trabalhados, modificados, questionados e atualizados. Cuidando também das marcas emocionais e cicatrizando as feridas interiores que muitas vezes paralisam a vida em determinados aspectos. Viver hoje em um mundo com tantos estímulos externos de consumos, em todas as áreas, se tornou um grande desafio para qualquer pessoa.

E as grandes questões que surgem com isso são: Como equilibrar essas demandas com as necessidades essenciais do ser? Como viver no mundo sem se perder de si mesmo? A resposta é: pratique o autoconhecimento! Analise a si mesmo através das situações que mais mexeram com você no decorrer do dia. Com muito amor e compreensão, reveja suas respostas, atitudes e suas consequências, bem como o que te levou a agir assim. Reflita, sobre o que mobilizou para determinadas reações? O que na verdade estava por atrás dessas atitudes?

Na prática do autoconhecimento faça perguntas a si mesmo. As respostas chegarão na medida que se tenha coragem de saber. O ser consciente de si é alguém renovado por essa jornada interior. É uma pessoa que sempre retorna mais maduro das reflexões que realiza. Continua convivendo no mundo, com as pessoas e vive as experiências, se diverte, busca ser feliz, mas agora de uma forma muito mais harmônica. Por estar bem consigo mesmo, tudo flui mais facilmente. Já não projeta suas dificuldades no outro. Como se trata com consideração, também dá o direito de cada um ser quem é, com suas escolhas e peculiaridades. 

É alguém que escuta os próprios sentimentos, se respeitando profundamente. Sente muita segurança na vida, porque não busca mais a segurança nas coisas que são mutáveis e transitórias, ou nas pessoas que também são imperfeitas. Mas sua segurança vem da confiança que tem em saber da própria capacidade de lidar com os fatos e situações, de refletir, ponderar e com isso, fazer escolhas saudáveis, que são coerentes com o que realmente é essencial.

Enfim, quem trilha a jornada do autoconhecimento, descobre que é um ser único, que é digno, que tem valores próprios e que por isso mesmo o seu caminho de crescimento também será singular. E com isso, busca agir com responsabilidade ao fazer as escolhas e viver de modo totalmente coerente com os próprios valores, com o objetivo claro de encontrar o melhor.

Rodrigo Ferretti