Todos em processo de evolução e aprendizado

O último encontro de 2019 da equipe de tarefeiros da Evangelização Infantil aconteceu no primeiro domingo de dezembro, na Fraternidade, onde foram discutidos os desafios da tarefa

 Por Lorraine Gomes

Pensando nos seus frequentadores, a FEIG realiza periodicamente reuniões de trabalho com seus voluntários, com o objetivo de aprimorar o atendimento ao público, incluindo o atendimento às crianças. Com esse propósito foi realizado, no primeiro domingo deste mês, o Encontro de Planejamento do Departamento de Evangelização da Criança (DEC).

A evangelização infantil é uma das principais formas de transmissão de ensinamentos de cunho moral cristão para as crianças, e a Fraternidade Espírita Irmão Glacus, conhecendo as barreiras e os desafios em relação à inclusão de crianças com deficiência nos espaços de convivência, além de planejar os conteúdos a serem trabalhados com as crianças que frequentam a evangelização, busca sempre melhorar seu atendimento e a forma de acolher a todos. O tema proposto nesse Encontro de Planejamento foi o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões restritos e repetitivos de comportamento e dificuldades na comunicação e interação social. Sendo o Transtorno do Espectro Autista um tema complexo e desafiador, seu diagnóstico deve ser feito apenas por profissionais capacitados.

Considerando a sensibilidade do assunto e resgatando também o compromisso da FEIG com o ser humano, a equipe da evangelização convidou para uma roda de conversa a terapeuta ocupacional especialista em integração sensorial Bárbara Nogueira e a Selma Sueli Silva, do Canal Mundo Asperger, jornalista, relações-públicas e mãe do Vitor, diagnosticado com Síndrome de Asperger aos 11 anos. A ideia foi trazê-las para bater um papo com os evangelizadores da FEIG sobre esse universo. Elas abordaram o tema, deram dicas e explicaram mais sobre o TEA.

Essa temática é uma de muitas que são importantes de serem discutidas não só na casa espírita, mas também no âmbito social em geral, pois ela traz reflexões e chama a atenção para os desafios de aceitar e conviver com as diferenças do próximo. Keila Alves, mãe de filho autista que participa da evangelização, compartilhou sua história e disse ser gratificante saber que temas como esse são levados em consideração, visando a um acolhimento mais abrangente dentro da casa espírita.

A evangelização infantil na Casa de Glacus fundamenta-se no estudo do Evangelho de Jesus e procura utilizá-lo no contexto dos dias atuais e no dia a dia das crianças frequentadoras, para que as mesmas se sintam acolhidas e amadas. A equipe do DEC tem utilizado dinâmicas para capacitação, reciclagem e aprimoramento dos métodos de abordagem e vivências dos evangelizadores com as crianças. Os encontros de planejamento são realizados durante todo o ano, para que possam ser trocadas experiências, aprendizado e também estreitados os laços entre os que realizam a tarefa.

A partir da roda de conversa, ficou claro para a equipe de voluntários o quanto é necessário o estudo contínuo para essa tarefa. Mesmo buscando ajuda de profissionais da área, ainda estamos em processo de aprendizado e descobertas. Para 2020 estão sendo preparados e planejados mais encontros como esse para o aprimoramento do acolhimento a todas as crianças, conforme as necessidades de cada uma. Dessa forma, estaremos atendendo ao chamado do mestre: “Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais”.