Chamamento

“Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” Jesus. Mt .22:14

O Espírito Emmanuel afirma que no estágio atual de nossa caminhada evolutiva somos “Chamados para a luz e escolhidos parabo trabalho. Eis a nossa posição real nas bênçãos de hoje”. O estudo do Evangelho nos permite conhecer a moral do Cristo e quando o fazemos à luz da Doutrina Espírita alcançamos roteiro seguro para aplicá-lo no nosso dia a dia. A ignorância sobre o amor e o trabalho de Jesus em favor de nossos espíritos aqui na Terra, nos faz permanecer num quadro de muitos sofrimentos. Por outro lado, ao estudarmos sua mensagem de sabedoria e amor vislumbramos caminhos de orientação e de libertação. Caminhamos com mais segurança e ânimo rumo ao desenvolvimento espiritual, porque tomamos consciência de nossa origem divina, da imortalidade do Espírito. Assim, temos a oportunidade de desenvolver a fé viva, aquela que sabe, sente e que nos impulsiona a servir a todos. Se servimos com amor, passamos a atuar em nosso benefício e o jugo se torna mais leve.

O apóstolo Tiago, em sua epístola dirigida aos cristãos, registra as seguintes palavras de grande proveito: “Mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tg.1:19). Esse é um convite para a reflexão antes de qualquer atitude, pois é indispensável que estejamos atentos e dispostos a buscar o sentido dos ensinamentos do Mestre, da Doutrina dos Espíritos, frente as sugestões e situações que nos rodeiam. Agindo assim, poderemos, com mais frequência, atuar fazendo o bem, minimizando conflitos e sendo verdadeiramente caridosos e fraternos.

Conforme o registro evangélico de Mateus, acima, Jesus nos escolheu para trabalhar em sua seara. Na obra O Livro dosEspíritos, na questão 676, nos é esclarecido que o trabalho se impõe ao ser humano como necessidade para que aperfeiçoe sua inteligência e forje o próprio progresso. Significa que devemos trabalhar não apenas para prover o próprio sustento material e o da família, como também para adquirir elevação moral e exercer a fraternidade. Somos os “escolhidos” para trabalhar na Terra como verdadeiros irmãos e, para tanto, é necessário a abnegação, ou seja, generosidade para com próximo, ainda que com o sacrifício dos próprios desejos e impulsos.

É momento de relevar as faltas do outro e trabalhar com rigor as nossas próprias imperfeições, sem culpas e adiamentos; de auxiliar os que erram; de ensinar aos que ainda ignoram o Cristo; de servir além de nossas próprias obrigações, sem direito à recompensa; de ser aquele que apaga as fogueiras da maledicência e do ódio, da discórdia e da incompreensão. Em resumo, é tempo de ouvirmos o “chamamento” do Senhor e buscar viver na sua paz.

Letícia Schettino

Chamados e Escolhidos, Francisco C. Xavier, pelo Espírito Emmanuel – Revista o Reformado – Out.1956.
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec. Tradução Guillon Ribeiro. Questão 676