Fardo Leve e Jugo Suave

A encarnação do Cristo propiciou à Terra o maior evento que o planeta já viu desde a sua formação. Foi um período em que o sentimento de esperança e otimismo tomou os seres, despertando uma sensação de que tudo mudaria e seria melhor. Esses eram os efeitos do psiquismo do Cristo envolvendo mais diretamente o mundo, porque Ele traria a mensagem da Boa Nova.

Os profetas antigos e Moisés já haviam registrado no antigo testamento as leis divinas, mas coube a Jesus o ensino e a vivência dessas mesmas leis. Ele atraiu para si a responsabilidade de conduzir a Deus o seu rebanho, todos nós vinculados ao orbe terrestre, estejamos encarnados e desencarnados. Mas a Terra, sendo ainda um Planeta de Provas e Expiações, oferece as experiências de dor e sofrimento, em função da imperfeição dos espíritos que aqui vivem.

Como trazemos ainda mais as características da materialidade do que de espiritualidade, mais de vícios do que virtudes, muito nos complicamos diante das experiências.

Desta forma, somos nós mesmos que geramos os sofrimentos que aqui sofremos. É o mau uso do discernimento e do livre-arbítrio que nos coloca nestas situações. E isso demonstra que nossa estrutura psíquica ainda não se encontra apropriada à vivência de uma felicidade sem mesclas.

Porque são necessárias as conquistas de bases interiores para a vivência dessa felicidade que é o Reino de Deus em nós. E dessa forma, Jesus veio atear fogo à Terra com a missão de despertar e acender a centelha divina que cada um de nós tem dentro do próprio ser. E veio nos dignificar, ensinando que somos deuses, que temos um potencial imenso a ser desvelado e expresso. Que no futuro poderemos fazer até mais do que Ele fez, mas que para isso serão necessárias as conquistas de aprimoramento.

A chegada do Cristo no plano material proporcionou para o planeta a marca de uma nova era, onde todos fomos convidados a deixar a infância espiritual para adentrar na fase de maior idade e amadurecimento. E com isso, Jesus atraiu a Si a responsabilidade de cuidar e conduzir todos nós, sofredores e enfermos no mundo. 

Importante lembrar, que o sofrimento deixa a alma mais aberta e receptiva à própria espiritualidade e às mudanças necessárias. É nos momentos de dor que a criatura busca com mais fé e se entrega mais na busca dos valores imortais. E Jesus aparece como o primeiro e grande consolador. É o Vinde a mim todos vós que sois aflitos e sobrecarregados e eu vos aliviarei. E de forma imperativa e segura complementa: Tomai meu jugo sobre vós e aprendei comigo que sou dócil e humilde de coração e encontrareis o descanso de vossas almas; pois meu jugo é suave e meu fardo é leve[1]. E o Espiritismo que é o Consolador enviado por Jesus, que veio no tempo previsto e trouxe a chave ao entendimento dos Seus ensinamentos. Clareando-nos sobre a reencarnação, a imortalidade da alma, a lei de causa e efeito, o livre-arbítrio, a lei de progresso e outros temas tão importante que dão sentido às palavras de vida eterna trazidas por Jesus.

E assim o Espiritismo vai consolando, porque o entendimento também diminui a dor, impede a revolta e nos esclarece que cada um é herdeiro de si mesmo. Cada criatura é responsável pela própria felicidade ou infelicidade. Pois a felicidade é a colheita do fruto de uma sementeira realizada ao longo do tempo.

Portanto o jugo de Jesus, que é aquilo que atrela e que também serve para conduzir e é, em verdade, o convite à vivência da Lei Divina em nossas vidas. É assumir a responsabilidade pelos próprios deveres. E é leve o fardo porque gradativamente vai liberando a própria consciência permitindo a conquista dos valores eternos que dignificam e elevam o ser que se esforça nesta vivência. É a tranquilidade de quem sabe que é um espírito eterno e que a vida durante um largo período, ainda seguirá no plano espiritual, para logo mais continuar de volta ao plano físico. Assumindo a autorresponsabilidade pela conquista da própria felicidade, auxiliando na criação da felicidade do outro, e então sabendo que Deus é um Pai infinitamente amoroso, justo e bom como Jesus ensinou e que nos propicia as oportunidades de vivenciarmos as experiências de que necessitamos para sermos melhores.

Rodrigo Ferretti

[1] Vinde a mim todos vós que sois aflitos e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e aprendei comigo que sou dócil e humilde de coração e encontrareis o descanso de vossas almas; pois meu jugo é suave e meu fardo é leve. Mateus 11: 28, 29 e 30.

Imagem capa: Freepik