Seminário de Valorização à Vida com mensagem de comemoração e diretriz para os próximos anos

Na abertura do seminário “O Sagrado Direito à Vida”, que aconteceu no último domingo, 13 de setembro, no canal do YouTube , o presidente da FEIG, Omar Ganem, dirigiu uma mensagem aos tarefeiros e participantes da Casa de Glacus, afirmando que neste delicado momento, a Fraternidade se mantém atuante, cumprindo no plano físico as orientações do plano espiritual para atender as necessidades diversas de quem procura a FEIG para acolhimento e orientação, e mantendo as necessárias práticas de isolamento social.

Sobre o aniversário de 44 anos da Fraternidade, afirmou que se a Casa celebra essa grande oportunidade de mais um ano dedicada e comprometida com as orientações espirituais, é porque o plano superior, que dirige a Casa, entende que as tarefas realizadas pela FEIG têm cumprindo com os objetivos passados pela espiritualidade superior. Convidou ainda os participantes a conferirem a programação completa de aniversário, no site, e agradeceu aqueles que se dedicam a promover a evolução espiritual, por meio dos valores e virtudes deixadas por Jesus no Evangelho, com carinho e responsabilidade na Fraternidade e na Fundação.

Para finalizar sua mensagem, Omar propôs a todos a reflexão sobre o que, todos que compomos a Casa de Glacus, podemos fazer para chegar aos próximos 44 anos. Compartilhou trecho do Evangelho de São Mateus, capítulo 7, versículo 24, onde se lê Jesus dizendo, “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” – os pilares que deverão embasar nossa trajetória para os próximos 44 anos: a justiça que educa, o amor que eleva e a caridade que transforma. Omar afirmou que esta é a diretriz da Casa para os próximos anos, o que possibilitará a vencer os desafios, e reiterou o convite a todos para que com união de propósitos, possamos perseverar na busca da edificação moral, ética e espiritual dos ensinamentos de Jesus em nós e em torno de nós.

O evento também refletiu sobre a encarnação como oportunidade divina

“Precisamos entender que viver é muito mais do que existir. O sagrado direito à vida transcende a existência corporal. Ele vai bem mais além”. Essa foi a premissa do seminário “O Sagrado Direito à Vida”, que apresentou reflexões para o público sobre o amor, a gratidão, as oportunidades para o processo evolutivo, direitos e deveres, além de explicar o período de transição em que a Terra enfrenta segundo a espiritualidade superior. O evento pertence a programação de aniversário de 44 anos da Fraternidade.

Emmanuel Chácara, que ministrou o seminário, iniciou a apresentação citando o livro “A Gênese” de Allan Kardec e explicou que o mundo se encontra em um período de transição para um novo patamar, onde o bem prevalecerá o mal, evidenciando os ensinamentos da espiritualidade superior sobre a importância de se aproveitar as oportunidades dessa existência para que a evolução de cada um possa dar um salto quântico que talvez levasse 10 existências anteriores, nos moldes anteriores, para conquistar.

O expositor esclareceu ainda a origem e o objetivo da existência humana, de acordo com o livro dos Espíritos (disponível em nossa livraria, confira mais informações pelo WhatsApp (31) 98271-1410), afirmando que “cada existência no mundo físico é um ciclo de aprendizado e de progresso que impulsiona cada um para cima, pois a evolução é uma espiral. Cada retorno para a existência material é uma oportunidade para que abrir a mente para o conhecimento e o amor, unir e exercitar essas qualidades para se adquirir sabedoria com a finalidade progredir sempre”.

Emmanuel também questionou o público sobre a as escolhas que cada pessoa faz, com a pergunta: “Se somos filhos do Altíssimo, estamos realmente vivendo como filhos do Altíssimo?”. De acordo com a questão 680 do livro dos Espíritos “Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem?”, viver é o direito principal e por isso não se deve atentar contra a vida de seu semelhante, nem tomar atitudes que comprometam sua existência corporal. Segundo o expositor, por essa razão é importante olhar e cuidar do corpo físico, que faz parte desse ciclo de aprendizado e evolução.

Durante o seminário, Emmanuel também explicitou quais as orientações de Cristo para se exercer de forma digna o direito sagrado à vida, citando o capítulo 6, item 5, do livro “O Evangelho Segundo e Espiritismo”, de Allan Kardec: “amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo”. Segundo o expositor, essas são as duas premissas principais para que as pessoas possam honrar a benção que é a presente encarnação.

Continue se aprofundando no tema assistindo todo o seminário que está disponível em nosso canal do YouTube. Para acessá-lo, clique aqui.