Amaral Ornelas

Adolfo Oscar do Amaral Ornellas nasceu em 20 de outubro de 1885, em Barra do Piraí, Estado do Rio de Janeiro.

Grande parte de sua vida foi dedicada à divulgação e fortalecimento do espiritismo no Brasil.

Intelectual e participante ativo das atividades artísticas da época. Autodidata, dotado de uma brilhante inteligência, sobressaiu-se como poeta, jornalista e teatrólogo, tendo sido premiado pela Academia Brasileira de Letras pela publicação do seu livro denominado “A Sombra”. Foi funcionário público, trabalhava no Ministério da Fazenda.

Do seu matrimônio com Sebastiana Leite Ornellas, teve três filhos: Eunice, Gláucia e José. Pai extremoso e esposo dedicado, veio a sofrer grande dor, com a desencarnação de sua filha Eunice. A partir desse momento de sofrimento, buscou compreender o significado da vida e o porquê da dor.

Levado por amigos ao Centro Espírita no Bairro do Grande Méier, denominado “Fé, Amor e Caridade Santo Agostinho”, veio a compreender, com base nos postulados da Doutrina Espírita, o momento doloroso que passava em sua vida. A reunião lhe proporcionou tanta consolação que o fez declarar que, a partir daquela data, seria um estudioso da Doutrina Espírita, a fim de divulgá-la aos corações aflitos.

Estudou dedicadamente a codificação de Allan Kardec e, paralelamente ao estudo, se tornou medium receitista. Passou também a fazer inúmeras palestras e foi então convidado a participar dos trabalhos da Federação Espírita Brasileira, onde exerceu vários cargos. Sua dedicação e entusiasmo pelo trabalho contagiou o amigo Carlos Imbassahy que também se tornou um dos grandes divulgadores do espiritismo no Brasil.

Seu desencarne ocorreu aos 37 anos, em 5 de janeiro de 1922.

Do plano espiritual, Amaral Ornellas enviou, pelo médium Francisco Cândido Xavier, obras poéticas incluídas em vários livros, entre eles: Parnaso de Além Túmulo, Instruções Psicofônicas, Vozes do Grande Além, Poetas Redivivos. Também escreveu, através da médium Maria Salvador, o livro “Testemunhos de Amor”, onde narra acontecimentos de sua própria vivência.

Amaral Ornellas é mentor de equipe de Visita aos Lares da Fraternidade Espírita Irmão Glacus.

Fonte: Jornal Evangelho e Ação, Ano XVII, Dez/2004, nº 156.

Em caso de sugestões e indicações de referências que possam contribuir para a complementação das informações, por favor entre em contato pelo e-mail contato@feig.org.br

O propósito é fornecer um conteúdo que todos possam colaborar!