A arte de ser leve!

Joanna de Ângelis, no livro Vida Feliz, psicografado por Divaldo P. Franco, nos traz reflexões acerca da arte de ser leve. É certo que a sabedoria mora na simplicidade. Na página 8, a mentora começa alertando: “Vive sempre em paz. Uma consciência tranquila, que não traz remorsos de atos passados, nem teme ações futuras, gera harmonia. Nada de fora perturba um coração tranquilo, que pulsa ao compasso do dever retamente cumprido. A paz merece todo o teu esforço para consegui-la.”. Ela reforça também que a prece é medicamento valioso para os estados desequilibrados da alma.

 Ao longo do restante do livro, ela dá dicas valiosíssimas sobre como podemos simplificar as nossas tarefas diárias através da postura com a qual as enfrentamos. É importante ter uma agenda e organizar as próprias tarefas. A mentora nos diz: “Organiza a tua agenda, a fim de ganhares o tempo com propriedade. Cada tarefa deve ser exercida no seu respectivo momento. O tumulto na realização, não apenas prejudica a ordem, mas também, a sua qualidade. Um após outro, com calma e continuamente, realiza os teus deveres.”.

A obra aborda também a importância das amizades e, dentro desse tema, a importância também de saber conviver com o outro, respeitando-o sempre, não entrando no clima da divergência em si. Ainda que envolva um caso com manifestações de agressões e ofensas, o importante é ter a consciência de que o agressor é construtor do maior mal a si mesmo; que não nos comportemos tal como ele. É bom ter isso em mente. Quem agride está sempre se prejudicando mais. A partir do momento que escolhemos agredir, o problema passa a ser nosso também, reforça Joanna na página 12. Já na página 16, ela nos alerta sobre a importância do cuidado com o que sai da nossa boca: “Substitui, no teu vocabulário, as más pelas boas palavras. Expressões chulas e vulgares, talvez estejam na moda, porém ‘envenenam o coração’. A palavra é instrumento da vida para a comunicação, o entendimento, e não arma de agressão, violência e vulgaridade. O uso irregular das palavras corrompe a mente e rebaixa o homem. O verbo expressa a qualidade moral do indivíduo. Porque há pessoas que falam bem e são más, não é justo que sendo bom, te apresentes mal”.

Ao longo do livro, a mentora nos dá conselhos importantíssimos sobre como podemos fazer ajustes e substituições ao escolhermos nosso comportamento frente às situações ao longo da nossa rotina. Através do uso consciente do nosso livre-arbítrio, passamos a fazer melhores escolhas rumo a uma vida mais feliz. No livro todo há sugestões, baseadas em uma conduta moral mais elevada. Caminhar em direção à nossa reforma íntima e prática do Evangelho é uma escolha que devemos fazer e todos os dias nos lembrarmos disso. Cada vez que fazemos boas escolhas, aumentamos ainda mais o brilho de nossa luz, rumo a voos ainda maiores dentro das oportunidades que boas escolhas trazem. Simplifique! Seja leve! Ser leve é uma arte!

Denise Castelo Nogueira