O ambiente espiritual do lar

A família não é apenas uma estrutura biológica, mas, acima de tudo, encontro de espíritos que se exercitam na experiência da evolução.

Pensamentos, palavras e ações constroem a tônica do ambiente no lar. O reflexo mental das criaturas vibra em tudo e todos, pois temos qualidades de absorção e exteriorização. Estamos em companhia daqueles com quem temos reciprocidade, abrindo campo para a sintonia entre mentes que se encontram associadas. Vivemos num clima de trocas, no qual encarnados podem influenciar os desencarnados e vice-versa. Essa retroalimentação pode produzir bem-estar ou perturbações, de acordo com o padrão de harmonia ou desarmonia produzido. Quais serão, então, os recursos de que dispomos para purificar o ambiente espiritual do lar?

 A paz não surge espontaneamente, ela é fruto do esforço individual e coletivo. O hábito da prece sincera, conforme nos orienta a espiritualidade superior, opera uma verdadeira transfusão de força no levantamento de nossas energias. Com a prática da prece e reflexão por meio do Culto do Evangelho no Lar, implantamos um potente instrumento de socorro, que promove a higienização e o reequilíbrio do ambiente espiritual nos dois planos da vida.

 Somos dotados de forças potenciais que são acionadas a partir de nossa vontade e, quando direcionadas para o bem, se transformam em recursos capazes de favorecer nosso aperfeiçoamento e contribuir para o crescimento daqueles que caminham conosco. O estudo dos ensinamentos de Jesus possibilita a vivência de novos padrões de comportamento. Assim, a prática do perdão dissipa o ódio e abre o caminho para a tolerância; a paciência de uns com os outros constrói a compreensão fraternal; o silêncio diante de referências negativas alimenta a paz e ações apoiadas na verdade geram exemplos que serão uma fonte segura para a transformação moral de todos.

O convite é para que todos nós possamos encontrar motivos para agradecermos por nossa família, pelas experiências que nos proporcionam iluminação interior e pela oportunidade de caminharmos para o reconhecimento de que todos somos parte da família universal. Assim, despertaremos para emoções mais elevadas que nos conduzirão para o bem e para a felicidade real.

Mariluce Gelais Filogônio

 Bibliografia: A Gênese – A. Kardec Vozes do Grande Além – Francisco c. Xavier/ Espíritos diversos SOS Família — Divaldo Pereira Franco/ Joanna de Angelis/Espíritos Diversos