A prática do bem

Com sua profusa sabedoria, a Excelsitude Divina utiliza a cronologia para que a criação possa expressar potenciais, dentro de seu quadro evolutivo.
Nesta perspectiva, do Átomo ao Arcanjo, as possibilidades do tempo ensejam o progresso nos filhos do Senhor. Desafiador, entretanto, os indivíduos pensantes, suprassumo da evolução, conforme supõe a Biologia, devem entender o valor do tempo na prática do bem, em proveito de si próprios.
Ainda arraigados ao materialismo feroz, com certa dificuldade, começamos a vislumbrar a necessidade de observar as luzes espirituais libertadoras, por vezes, diante das dores multivariadas, que são oportunidades de superação ao longo do caminho. Sob esse soslaio, verificamos que o bem direcionado a outrem, é capaz de nos fornecer um refrigério nas sufocantes emoções deturpadas de cada dia.
Embora muitos pensem ser as “grandes obras” o supremo bem aqui na Terra, conquanto sejam louváveis, é imperioso enaltecer que todas elas partiram das mais rudimentares iniciativas, como a palavra amiga entre seres, o planejamento generoso de almas, as conversas quase casuais, o estímulo fraterno. Quantos, sem saber, participaram da ideia nascente de companheiros em busca da evolução moral? Da mesma maneira, as lágrimas compartilhadas, os sorrisos direcionados, as orações sentidas e vivenciadas, bem como o amplexo simples, atestam a possibilidade de qualquer Espírito fazer algo em benefício do próximo.
Sabemos que cada segundo que se passa é pretérito, mas, também, oportunidade de renovação. É tempo de lembrarmo-nos de Jesus que, em todos os segundos de sua passagem conosco, mostrou-nos a importância do dinamismo, na prática do amor, da caridade e da indulgência.

Jerônimo Ferreira

Referência: Emmanuel, Caminho, Verdade e Vida. Lição 60

Imagem: Freepik