Não se turbe o vosso coração

“Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.” Paulo. (FILIPENSES, 4:11)
A casa espírita é um ambiente para que possamos desenvolver nossas potências. Pertence a todos os Espíritos que lá queiram sentir o Evangelho à luz dos ensinos dos Espíritos, que em última estância somos todos.
Cheguei à Fraternidade Espírita Irmão Glacus no inverno de 1987. Estação que também reinava em meu Espírito. Jovem, eu, inquieto, adoecido profundamente na alma. E qual foi a minha surpresa à medida que permaneci… Travei intenso contato com alguns dos seus idealizadores, fundadores e obreiros. Não sabia qual era o meu objetivo, mas fui atraído pelo que via sair de virtudes dos que lá labutavam.
Alimentava a minha Alma…
Hoje, começo a compreender e a sentir o pensamento do Cristo quando dizia que há muitas moradas na Casa de meu Pai. Estava eu, ali, diante de muitos que não conhecia, mas que tinham disposição em vivenciar seus potenciais em nome de uma causa Maior – seu semelhante -, eu era um deles.
O tempo passou… O Espírito dos obreiros amparou-me, transformou a minha paisagem íntima para sempre. A riqueza das relações pessoais, o manancial cultural do Espiritismo e as tarefas, onde o lema é “fora da caridade não há salvação”, alavancou o despertar do meu Espírito. Aprendi o que é a legítima Fraternidade Espírita.
Precisamos vencer o espírito de sistema, para dar continuidade ao legado que recebemos dos irmãos e irmãs que, como lavradores obedientes e resignados, cuidaram para que colhêssemos o que semearam, sabedores que a colheita, além de ser obrigatória, seria uma inspiração para que fizéssemos o mesmo, pois cooperar é uma lei contida no Amor do Criador pela suas Criaturas.
Dizia o Cristo na passagem que “pois me vou para vos preparar o lugar”¹, de que lugar falara o nosso Irmão Maior, Jesus? Se não o do nosso Coração! E disse mais: “voltarei e vos retirarei para mim”², será para ficarmos ao seu lado? Não faria sentido. Voltou!! Temos o Consolador prometido, o Espiritismo Cristão. E nos dá a maior lição do Amor Divino, quando afirma: “a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais.”³. Onde estaria o Cristo, se não junto dos Bem-aventurados, ou seja, junto dos necessitados de toda a ordem, como bem anotado pelos discípulos?
É assim a nossa Fraternidade Espírita Irmão Glacus. Onde o Cristo, Jesus, está presente nos conclamando a aconchegar, juntamente, com a plêiade de Espíritos ligados ao seu Espírito para a manutenção desta condensação do Amor, no plano material.
Em vista disso, temos que contribuir com todos que nos procuram, oferecendo-lhes o nosso olhar, terno; a nossa escuta, atenciosa; o nosso coração, afetuoso.
Despertemos! Ser é muito além dos papéis que desempenhamos. Muitos serão chamados, poucos os escolhidos, é da Lei.
“Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais.” (João, 16:1-2)

Moacyr da Costa Junior

¹ João, 16:1-2
² Idem
³ Idem

Imagem: Freepik