Os caminhos da Fé

Construindo o Futuro

Deus em sua infinita misericórdia nos chama a todos os instantes para o seu regaço, indicando caminhos seguros para todos os seus filhos. Por isso podemos identificar um ponto comum em todos que Nele crêem: a FÉ.

Para nós, fé exprime a confiança do indivíduo em DEUS e em si mesmo, pois confiar é mais que crer. Crer é acreditar que DEUS rege os nossos destinos, é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas; enquanto que confiar é deixar que DEUS atue efetivamente em nossas vidas, sendo fiel às suas designações e ao mesmo tempo nos capacitando para as realizações que pareceriam impossíveis àqueles que de si duvidam.

Nos tempos atuais temos presenciado a falta de fé de muitos cristãos. Ao invés de confiarmos em DEUS temos seguido apenas nossas ideias e temos falhado em nossos propósitos simplesmente por nos afastarmos de seus desígnios amorosos.

Dessa forma, pergunta-se: existem caminhos para a fé?

Segundo a Doutrina Espírita a fé não pode ser prescrita, ou melhor imposta. De tal forma que deverá ser adquirida. Nesse sentido, é necessário que examinemos todas as questões que nos cercam sob o ângulo da razão para dar a fé o seu amparo lógico. Esse proceder confere uma lucidez com o qual o cristão trabalha para atingir os objetivos propostos na reencarnação. Como exemplo, sabemos que a morte não existe, o que soa diferente entre o “eu sei” – conhecimento da morte do corpo e sobrevivência do Espírito – e “eu creio” – disposição dada por alguém que a morte não existe, mas e o depois?

Portanto, para se adquirir fé é necessário trilhar o caminho da compreensão de si mesmo, dos desígnios divinos, num constante aprimoramento do relacionamento PAI e FILHO.

Mas tudo é possível àquele que tem fé?

O Mestre Jesus nos disse “que tudo é possível àquele que tem fé” (Marcos, 9;23), de forma que teremos condições de transpor quaisquer dificuldades que apareçam por exercemos a confiança que DEUS deposita em cada um de nós, trabalhando e realizando o que estiver ao nosso alcance para atingir os objetivos.

Esclarecendo esse fato o nobre codificador Allan Kardec argumenta: “Fé inabalável só é a que pode encarar de frente a razão, em todas as épocas da Humanidade”.

A fé não se desgruda da confiança, ou podemos dizer que são sinônimos?

Sim são sinônimos mas a confiança brota da fé. A fé, por sua vez, é um sentimento instintivo que nasce com o Espírito. Nas estruturas do Espírito, Deus coloca todas as virtudes que se deverão desenvolver com a sua evolução, com o crescimento pessoal. Quando os homens conseguirem conquistar a confiança em si e nos outros, a vida na Terra se tornará bem mais singela e fácil de ser vivida.

A falta de confiança uns nos outros torna a humanidade infeliz. Se observarmos a conduta das pessoas, verificaremos que a vida entre elas se complica quando cresce a desconfiança. Nisto reside a origem desta enxurrada de cópias autenticadas, reconhecimentos de firmas, selos de procedência, etiquetas de holografia, artifícios que encarecem os documentos e produtos, criados pelo homem para driblar a desconfiança e a má-fé. Não se confia na lisura do procedimento do outro, daí a necessidade de tantas provas. (revista O Consolador, Mariani, Edo. Edição 201, 2011)

Assim é cristalino que a fé indica o sentimento de confiança em DEUS, mas tal sentimento só se revela quando observamos a regra de ouro: “façai aos outros o que gostariam que te fizessem”. Também é certo que todos caminhos levam a DEUS e que com fé poderemos realizar boas obras, independente de crença religiosa, basta nos conectar com o Criador e inspirar-me em seu AMOR.
“Disse-nos Jesus: a cada um segundo a suas obras.”

Sigamos em frente com Fé e em Paz.

João Jacques Gonçalves