RODA DE CONVERSA DO CEI-IJG
Um momento de troca e de diálogo sobre a infância

Para que ocorra o desenvolvimento global do educando, é importante que escola e pais trabalhem em harmonia. O comportamento da criança, em muitos aspectos, é uma repetição do que acontece em casa, e são comuns as dificuldades dos pais em lidar com os desafios diários de educar.

A equipe do CEI, em conversas e atendimentos individuais dos pais e responsáveis, identificou a demanda e propôs a criação de um espaço onde tivessem a oportunidade de trocar experiências.

Assim nasceu a Roda de Conversa do CEIIJG, encontro entre a escola e a família, com o objetivo de incentivar o compartilhamento das dúvidas em relação ao comportamento das crianças, das formas de atuação dos pais em relação a elas, dos anseios, das expectativas, das frustrações e das experiências relacionadas aos pequenos.

A cada encontro, uma vivência única busca promover um entendimento maior sobre a infância e as características da fase que as crianças estão passando em seu desenvolvimento.

Implantada no segundo semestre de 2018, a Roda de Conversa do CEIIJG começou com reuniões quinzenais, às 7h30, com duração de uma hora. No final do primeiro ano, em uma avaliação com os pais e responsáveis, ficou definido que a partir de 2019 os encontros seriam mensais. Os pais e responsáveis do CEIIJ são convidados com uma semana de antecedência, com bilhete na agenda das crianças.

A primeira Roda de Conversa de 2019 teve como ponto inicial a “Fábula do porco-espinho”, que fala sobre as escolhas que fazemos durante a vida. Como conclusão, compreendemos que é necessário aprender a conviver com os defeitos e admirar as qualidades uns dos outros. Afinal, esses valores e princípios são trabalhados diariamente com as crianças.

O CEIIJG conta com as famílias para participar e tornar esses encontros cada vez mais ricos.