História: O Castelo de Açúcar


Tema: Valores importantes em nossa vida
Objetivo: Desenvolver a capacidade das crianças de refletirem sobre alguns dos valores que a história apresenta, como perdão, amizade, colaboração, vigilância, trabalho, paciência, compreensão e humildade. Para auxiliar os pais, vamos trazer luz aos valores, para promover um diálogo em casa com os filhos:

Perdão –  A rainha perdoou a Ergolanda, por tudo o que ela fez. Aceitou ela de volta em seu formigueiro e tratou-a com todo amor e carinho. A Ergolanda também se perdoou pelo erro que cometeu.

Amizade – Mesmo sendo a Ergolanda, e mesmo estando indignadas com ela, as outras formigas resgataram ela do melado, e levaram ela com cuidado para o formigueiro.

Colaboração – Todas as formigas trabalham unidas, para o bem comum do formigueiro. Todas colaboram para que todas tenham alimento e segurança.

Vigilância – Como é importante que tenhamos vigilância em nossa vida. Porque a Ergolanda não demonstrava egoísmo, até quando apareceu a oportunidade. Essa oportunidade pode ser compreendida como as provas nas nossas vidas, que nos testam. Por isso, a vigilância dos pensamentos e sentimentos é muito importante para evitar que cometamos erros. Imagina se a Ergolanda tivesse sido vigilante? Ela não precisaria ter passado por tudo aquilo e todos teriam aproveitado o açúcar.

Trabalho –  Toda a narrativa apresenta a importância do trabalho, pois cada formiguinha tem a sua função e são felizes naquilo que fazem.

Paciência –  A Rainha demonstrou muita paciência com a Ergolanda, mesmo quando ela agia de forma egoísta, e com falta de respeito. A Rainha sabia que a Ergolanda iria aprender com o erro dela, mas que teria que esperar o tempo ensinar.

Compreensão – A Rainha compreendeu a situação da Ergolanda e em nenhum momento julgou o seu comportamento. Buscou não só compreender, como ensinar as outras formigas a compreenderem a Ergolanda.

Humildade – Ergolanda aprendeu com seus erros e não deixou que a vergonha dominasse sua vida. Ela aceitou a ajuda que recebeu, aceitou retomar o trabalho e aceitou que errou. Aprendeu com os seus próprios erros.

Livro: O Castelo de Açúcar
Autor: Robson Dias, pelo espírito Vovó Amália.
Editora: FEB

Sinopse do livro: Ergolanda é uma formiguinha muito esperta, que em um dia de trabalho encontrou uma enorme montanha de açúcar que mudou toda a sua vida para sempre. Tendo como conteúdo o contraponto entre o altruísmo e o egoísmo, em torno das peripécias da formiguinha Ergolanda, a história em linguagem simples e objetiva induz à reflexão sobre valores fundamentais à convivência harmoniosa como o poder do amor, a força do perdão, a importância do diálogo, o calor da fraternidade, o conforto da solidariedade, a alegria do trabalho em oposição à violência, ao ódio, à vingança e à dura frieza da indiferença. Valoriza a riqueza de experiência e proporciona o serviço em comunidade e conscientiza a criança de que nossos atos, resoluções e decisões encontram-se sujeitos a fatores e circunstâncias nem sempre submetidos ao controle da própria vontade. Descubra o que aconteceu com Ergolanda e todo o formigueiro.


Atividade: O que eu aprendi

Desenhar um coração no papel. Dentro desse coração, escrever o que aprendeu com a história:
– O que você aprendeu com a Ergolanda?
– O que você aprendeu com a Rainha?