Live de 43 anos da Mocidade Espírita Joanna de Ângelis convida a refletir sobre as verdadeiras riquezas

O estudo, que aconteceu no último sábado, abordou a parábola “Do rico e de Lázaro” e convidou os participantes a questionarem sobre o apego, o egoísmo e a indiferença perante o outro.

No último sábado, 7 de novembro, a Mocidade Espírita Joanna de Ângelis (MEJA) celebrou seus 43 anos na evangelização de jovens à luz da Doutrina Espírita, em um estudo interativo especial de aniversário com o tema “O jovem e a riqueza”, ministrado por Robert Gallas.  A reflexão da tarde festiva foi iniciada com um diálogo entre Jesus e Simão, o Zelote, que está presente no capítulo 9 “Velhos e moços”, do livro “Boa Nova”, de Chico Xavier, pelo espírito Humberto de Campos. Na passagem citada, Jesus faz uma alusão entre a mocidade e as “flores perfumadas e formosas” e alerta sobre os cuidados com as ilusões mundanas, afirmando que: “a flor (mocidade) no mundo pode ser o princípio do fruto, mas pode também enfeitar o cortejo das ilusões”.

Essas ilusões, de acordo o expositor, se apresentam de muitas formas e resultam na indiferença, no apego e no egoísmo. Explicando a parábola em questão, ele convidou os participantes a reconhecerem e questionarem as miragens produzidas pelas questões materiais, e a abrir os olhos e o coração para a identificação das verdadeiras riquezas disponibilizadas por Deus. Citando Emmanuel, foi explicado que enquanto espíritos imortais, os seres humanos são agraciados com riquezas materiais temporárias, como o corpo físico e os bens materiais, para o aperfeiçoamento pessoal, para que esses recursos sejam utilizados para um fim maior que é a melhoria espiritual e o exercício da caridade, sendo as verdadeiras riquezas o cuidado com o próximo, a atenção, a escuta fraterna e as boas ações.

Durante a exposição, foi reforçada a importância de vivenciar os ensinamentos da Doutrina Espírita, refletindo sobre o que cada um, enquanto espírita, pode contribuir para a humanidade além daqueles que ainda não despertaram para esses ensinamentos. Utilizando o período de isolamento social como exemplo, o expositor instigou os participantes a pensarem sobre como estão utilizando as verdadeiras riquezas, no acolhimento, na atenção, no estudo e no cuidado com os familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho.

Comemoração de aniversário é sempre tempo de refletir sobre o presente para construir o futuro. Os 43 anos da MEJA estão contidos nos 44 anos da FRATERNIDADE ESPÍRITA IRMÃO GLACUS e, recordando a música tributo à Joanna de Ângelis, o convite da FEIG é para que os jovens venham conhecer a Mocidade Espírita Joanna de Ângelis e fazer parte deste novo ciclo de realizações que se inicia: “O amor nos faz caminhar; o trabalho faz a gente crescer; construir o futuro é a nossa opção; Fraternidade, Evangelho e Ação!”1 

Assista todo o estudo em nosso canal do YouTube. 

(1) Tributo à Joanna – Letra e música de Rogério Fernandes