Romance cujo enredo central mostra os compromissos espirituais assumidos por um grupo de criaturas vivenciando no plano físico, unidas por laço consanguíneo, as consequências de suas escolhas no passado, com a missão de resgatar débitos contraídos. Em volta desse núcleo familiar, gravitam personagens em plano secundário cujas ações reverberam sobre a família e vice-versa.
Os dramas vivenciados são relatados de forma bastante didática, demonstrando a ação da lei de causa e efeito, a evolução da Doutrina Espírita no Brasil interiorano. A autora espiritual traz à tona alguns dramas vividos por ela mesma quando encarnada, mas por meio desses personagens, que parecem fictícios e trazem em sua história de vida fatos que em parte talvez tenham sido vivenciados por ela.
Yvonne do Amaral Pereira, em sua última romagem terrestre, escrevia em periódicos espíritas, aconselhando as pessoas que buscavam orientação para seus dramas particulares. Esse fato e suas experiências pessoais, já relatadas em várias obras espíritas, é que nos fazem concluir que a história relatada é fictícia; enfim, um amálgama de várias histórias da autora espiritual e de outros personagens, que em algum momento interagiram com ela na caminhada.