IMPRESSÕES SOBRE A OBRA
O livro está dividido em três partes: a primeira dispõe sobre os conceitos e definições sobre passe espírita e outros conceitos importantes para o entendimento da doutrina, como: matéria, perispírito, magnetismo, entre outros.
A segunda parte traz um resumo da história das imposições de mãos para tratamento de doenças ao longo dos tempos e em diversas culturas. Apresenta pesquisas e estudos sobre os efeitos do passe no tratamento de diversos distúrbios e outras experiências.
Na terceira parte, praticamente toda baseada nos livros de André Luiz, são abordadas diversas formas de aplicação do passe, seus efeitos, indicações e métodos. Apresenta uma coletânea das principais ocasiões em que o espírito André Luiz, por meio da psicografia de Chico Xavier, cita as aplicações de passes, tanto em encarnados como em desencarnados. Também faz uma análise quantitativa e qualitativa sobre as diferentes exposições citadas nos livros.
A autora, Élida Mara Carneiro, é pesquisadora pela Associação Médico-Espírita de Uberaba/MG, atuando principalmente nos seguintes temas: terapias integrativas e complementares, incluindo passe espírita; terapia espírita complementar; e religiosidade e espiritualidade no contexto de saúde.
INDICAÇÃO
Trata-se de uma obra bastante teórica, com muito embasamento na literatura já conceituada. As referências são muito bem apresentadas e de fácil identificação. O livro tem uma ótima coerência e uma sequência muito boa de ideias. É uma excelente obra de estudo sobre o tema “passe” e também aborda a história das imposições de mãos para tratamento de diversos distúrbios, na antiguidade e em outras culturas. O livro faz uma excelente revisão das obras de André Luiz, citando os principais trechos em que o autor faz referência aos passes, tanto para encarnados como para desencarnados.