IMPRESSÕES SOBRE A OBRA
A obra reúne quatro monografias do autor, Ernesto Bozzano, parte de um grande número de obras deste grande cientista.
A primeira monografia apresenta a materialização de espíritos através da médium Florence Cook;
a segunda relata as experiências do pastor V. G. Ducan, coletando provas da existência da alma, para consolar e orientar seus paroquianos; a terceira narra a história de Joy Snell, enfermeira clarividente, que teve a oportunidade de presenciar a “missão dos anjos” no hospital em que atuava;
a quarta monografia apresenta um estudo sobre a telepatia e a telemnésia, em confronto com a lei de “relação psíquica”, relacionada a esses dois fenômenos.
A obra nos possibilita instruir no Espiritismo científico; além disso, nos permite compreender o papel do cientista/pesquisador, nos estudos que viriam a fortalecer o Espiritismo, num momento de contestações e ataques à doutrina.
“Ler um livro de Bozzano é instruir-se no melhor que há no Espiritismo científico”.
Ernesto Bozzano nasceu em Gênova, na Itália, em 1862, e faleceu em 1943. Dedicou-se ao estudo da filosofia e das ciências exatas, além da psicologia, astronomia e paleontologia.
Em 1891 converteu-se ao espiritismo, após a leitura das obras de Alexandre Aksakof, entregando-se apaixonadamente ao estudo da doutrina. Em busca da verdade, trabalhou com mais de setenta médiuns, formando um grupo experimental de pesquisa. Escreveu mais de cem obras.
INDICAÇÃO
Esta obra destina-se àqueles que já possuem certo conhecimento da doutrina, uma vez que trata de temáticas abordadas com certa complexidade. Vale lembrar que relata estudos experimentais, que visavam fortalecer a imortalidade da alma.
A leitura deste livro dará a possibilidade de se instruir no Espiritismo científico, tão em segundo plano atualmente, e tão importante por ser a base da doutrina – foram de fatos que ele surgiu. Espiritismo = Ciência, Filosofia e Religião.