IMPRESSÕES SOBRE A OBRA
A Lei do Progresso aplicada ao espírito diz que, através de sucessivas encarnações, o mesmo se aperfeiçoa gradativamente nas dimensões intelectual e espiritual, deixando sua condição inicial de simplicidade e ignorância para se elevar à condição de pureza espiritual. E o espírito só alcança a perfeição quando alia a perfeição moral com a intelectual. E essa dinâmica da Lei Divina se insere no que o Espiritismo, o Consolador Prometido, denomina como sendo a Lei do Progresso. Essa expressão do Amor Divino é que dá às criaturas oportunidade de alcançar a meta da Perfeição. É sobre este assunto que trata a obra “Reencarnação, a justiça de Deus”.
O autor, ao longo de seu trabalho, demonstra como desde os primórdios da humanidade a ideia das vidas sucessivas está presente na consciência coletiva planetária. Sob a denominação de Samsara, Metempsicose, Transmigração das Almas e outras, a reencarnação é, na verdade, uma certeza para grande parte da população mundial. A obra elucida-nos os motivos pelos quais alguns grupos lutam para ocultar a verdade, que, no entanto, não poderá ser oculta por muito tempo; pois, em se tratando de uma Lei Divina, não há ilusão criada pela mente humana que poderá obstaculizar o estabelecimento da Verdade neste planeta. A obra relata também algumas das mentes brilhantes que, com argumentos sólidos, defendem e divulgam esta verdade.
O autor é graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, especializado nas áreas de Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Há muitos anos é militante na causa espírita e orador respeitado em nosso meio.
INDICAÇÃO
Recomenda-se a leitura dessa obra aos mais variados grupos de pessoas que, de alguma forma, já reconhecem o quanto o Amor e a Excelsa Sabedoria Divina podem prover às suas criaturas; possibilitando-nos, como filhos pródigos, o retorno à Casa do Pai, livres dos percalços da ignorância, e suscitando questionamentos bastante profundos àqueles que ainda hesitam em aceitar essa realidade.