A obra é dividida em duas partes, a saber:
Parte I – Considerações Doutrinárias, com 30 comentários sobre mediunidade, focando a questão doutrinária propriamente dita, ou seja, aspectos gerais em torno do assunto mediunidade.
Parte II – O Espiritismo Prático, com 60 comentários focalizando o médium e as várias modalidades de mediunidade e seus aspectos práticos.
A autora espiritual adota a fórmula consagrada por Francisco Cândido Xavier e Emmanuel, que consiste em destacar um trecho do Novo Testamento, tecendo a seguir comentários e profundas reflexões contidas no destaque escolhido.
Da mesma forma Yvonne do Amaral Pereira toma da obra “O LIVRO DOS MÉDIUNS” trechos importantes para reflexões e comentários preciosíssimos que muito podem auxiliar o médium e o dirigente espírita. Ou mesmo aquela pessoa que não seja dirigente espírita, mas é estudiosa do Espiritismo, e ainda o médium que não atua na seara, mas já sente interesse ou necessidade de se esclarecer sobre a mediunidade e seus mais variados aspectos e implicações.
Wagner Gomes da Paixão reside em Mário Campos/MG. Iniciou-se no Espiritismo em 1979, aos 17 anos, embora apresentasse mediunidade ostensiva desde tenra idade. É militante no movimento espírita, apresentando diversas palestras para divulgação do Espiritismo no Brasil, Europa e Estados Unidos.