IMPRESSÕES SOBRE A OBRA
Em oito capítulos, o autor trata o tema da educação do espírito, embasando seus apontamentos na pedagogia, psicologia, antroposofia, sociologia, filosofia, na doutrina espírita e no evangelho de Jesus. Nos cinco primeiros capítulos, faz uma explanação sobre a criança e seu progresso como espírito imortal e a influência do seu meio ambiente. E nos três últimos aponta qual seria o melhor modelo educacional à luz da doutrina espírita, como se daria essa prática pedagógica e como as artes podem ajudar nesse intento.
No Livro dos Espíritos, Allan Kardec traz informações a respeito da infância.
Questão 383 – Qual, para este, a utilidade de passar pelo estado de infância?
“Encarnando, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo”.
O autor é pedagogo, psicanalista, professor de psicologia da educação, filosofia e didática. Tornou-se espírita em 1973. É diretor, desde 1974, do Instituto de Difusão Espírita, onde trabalha na área de educação infanto-juvenil. É autor de várias obras sobre educação.
INDICAÇÃO
A obra se destina a todos que queiram compreender melhor como a educação pode ajudar no progresso da humanidade. Para melhor aproveitamento da leitura, sugerimos esta obra a quem já tenha algum conhecimento da doutrina espírita e das áreas abordadas pelo autor.