IMPRESSÕES SOBRE A OBRA
Com ótimas explicações, a obra nos apresenta interpretações à luz da doutrina espírita de diversas parábolas contadas por Jesus. São 24 participantes, entre escritores, estudiosos, pesquisadores, que compartilharam seu conhecimento e seus estudos para trazer a sabedoria intrínseca nas histórias que Jesus contava. São mais do que interpretações religiosas. As explicações trazem muito do cunho social e histórico da época em que Jesus vivia, analisam os costumes dos povos e vêm nos apresentar muitos ensinamentos preciosos. Como, por exemplo, na parábola do “bom samaritano”: o autor situa no texto qual a possível ordem cronológica da história, as ligações e diferenças dos povos envolvidos na história (samaritanos, judeus, hebreus), fala dos elementos geográficos e por que eles são importantes para a interpretação, bem como explica alguns simbolismos, como o uso do azeite e do óleo para os primeiros socorros, e a confiança do estalajadeiro em deixar o samaritano pagar o restante das despesas na volta.
O livro traz à tona também muitas parábolas breves e não tão conhecidas do grande público e, em outros casos, versões de dois intérpretes diferentes para parábolas mais conhecidas ou complexas.
A obra tem uma leitura muito agradável, com muita coerência em sua sequência e muita facilidade para o aprendizado.
O organizador, Rafael Papa, é expositor espírita e membro da Rede Amigo Espírita, é voluntário do Instituto SER de Belo Horizonte e trabalhador da Associação Espírita Paz e Amor de Juiz de Fora. É administrador, estudante de Psicologia e trabalha na Universidade Federal de Juiz de Fora.
INDICAÇÃO
A obra é indicada para pessoas curiosas sobre as lições deixadas por Jesus, para espíritas iniciantes nos estudos e para quem deseja um aprofundamento no Evangelho.