Trata-se de um livro com muitos relatos do autor sobre fenômenos mediúnicos por ele presenciados, participando de reuniões de trabalho espírita com médiuns de materialização. O livro é muito bem escrito, apresenta casos de materialização e outros fenômenos, com relatos minuciosos, de forma bem realista. O autor também apresenta muitas explicações que atestam a veracidade dos fenômenos.
Sobre materialização, o mentor espiritual Alexandre esclarece, no capítulo 10 do livro “Missionários da Luz”: “Trata-se de um serviço de elevada responsabilidade, porquanto, além de exigir todas as possibilidades do aparelho mediúnico, há que movimentar todos os elementos de colaboração de companheiros encarnados presentes às reuniões destinadas a este fim.”
O autor, Rafael Américo Ranieri, teve participação ativa no Movimento da Fraternidade. Conviveu com Francisco Cândido Xavier por longo período. Foi escritor espírita, presidente do Centro André Luiz, no Rio de Janeiro, e fundador de outras casas espíritas. Desencarnou em maio de 1989.