Programa Feito de Luz amplia o curso de corte e costura para comunidade próxima à Fundação Espírita Irmão Glacus

O Programa Feito de Luz retorna em 2023 ampliando o número de vagas para participação no curso de Corte e Costura Criativa. Neste ano, serão quatro módulos divididos em básico e avançado, onde as participantes poderão aprender sobre a confecção de mochilas, bolsas, itens de cozinha e para pets.
O projeto tem por objetivo promover um curso de qualificação profissional às mulheres, cujas famílias comprovem índice de vulnerabilidade por meio de avaliação socioeconômica. O edital já está disponível na Fundação ou pelo link: https://feig.org.br/wp-content/uploads/2023/03/Edital-curso-corte-e-costura_final.pdf.

As interessadas deverão preencher os dados e entregar a documentação necessária entre os dias 13 e 15 de março de 2023, na recepção do Bazar Beneficente da Feig, das 8h às 16h30. Para concorrer às vagas, a candidata deverá atender, integralmente, às seguintes condições:

  • Ser mulher, a partir de 16 anos de idade, cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1 ½ (um e meio) salários mínimos.
  • Residir nas imediações do território em que estão localizados o Colégio Espírita Professor Rubens Costa Romanelli e o Centro de Educação Infantil Irmão José Grosso;
  • Possuir em seu grupo familiar crianças ou adolescentes matriculados em escolas públicas de educação Infantil, fundamental, médio ou bolsista de escolas particulares.

Conheça o Programa Feito de Luz – Corte e Costura Criativa

O projeto busca atender a demanda de profissionalização e empreendedorismo da comunidade no entorno da Fundação, em Contagem, tendo em seu horizonte a oferta de cursos profissionalizantes que possam desenvolver competências que possibilitem ampliar oportunidades de trabalho e a diversificação das fontes de recursos financeiros às famílias atendidas.

Na edição piloto do curso “Costura Criativa” participaram nove mães de alunos do Centro de Educação Infantil Irmão José Grosso (CEI) e do Colégio Espírita Professor Rubens Costa Romanelli. A partir de uma metodologia desenvolvida sob medida para o programa, as participantes desenvolveram habilidades de costura básica, modelagem, e produziram itens de mesa e cozinha como sousplat, panos de prato e puxas-sacos. Além de conhecerem a técnica, as alunas tiveram acesso à noções de empreendedorismo, como precificar os produtos e outras informações para auxiliá-las na comercialização do que produzirem.

Ao término do curso as alunas recebem um certificado de participação e estão aptas a participar de outros módulos mais avançados para o aprendizado da costura.