O autor aborda a temática da morte começando pelo renascimento, ou seja, a reencarnação, falando da infância, juventude, idade adulta e velhice, resumindo a passagem para o mundo espiritual como resultado de tudo aquilo que realizamos em vida com o acréscimo de nossas vivências anteriores. Fala sobre o desencarne de entes queridos, desafetos, crianças, jovens e idosos. É uma obra muito boa para estudo e melhor ainda para vivenciar todos os ensinamentos nela contidos, além de, ao fim de cada capítulo, colocar uma citação de autores, escritores, filósofos, sendo a maioria das citações de Sêneca.
O Livro dos Espíritos, na questão 155, aborda o momento da morte: “Durante a vida, o espírito se acha preso ao corpo pelo seu envoltório semimaterial ou perispírito. A morte é a destruição do corpo somente, não a desse invólucro, que do corpo se separa quando cessa neste a vida orgânica”.
Alexandre Caldini nasceu em Bauru/SP. Escritor e expositor espírita, apresenta de forma bastante leve, prática e de fácil compreensão a visão espírita de nossos atos cotidianos. Comenta situações do dia a dia que afligem ou alegram, que doem ou ensinam, mas que fazem parte de nossa vida.