Feig promove campanha de promoção da saúde bucal

A Fraternidade Espírita Irmão Glacus (Feig) promoveu, em março, uma campanha de incentivo à escovação dos dentes e promoção da saúde bucal. Na Fraternidade, ela envolveu os participantes da Reunião Pública e as crianças da Evangelização Infantil do sábado de manhã. Na Fundação, a atividade foi realizada com os alunos do Centro de Educação Infantil Irmão José Grosso (CEI) e do Colégio Espírita Professor Rubens Costa Romanelli. A iniciativa tem como objetivo orientar crianças, jovens e adultos, de forma didática, sobre os cuidados com a saúde bucal e a escovação correta dos dentes.

Na sede da Fraternidade, a ação aconteceu em um sábado, dia 25/03. Aproximadamente 100 pessoas, que estavam aguardando o início da Reunião Pública, assistiram a um vídeo educativo sobre os cuidados com a higienização da boca e receberam orientações sobre saúde bucal. As 35 crianças que estavam na Evangelização Infantil naquele dia também receberam orientação e ganharam uma cartilha sobre o tema e kits de higiene bucal. Na Fundação Espírita Irmão Glacus, em Contagem, a ação aconteceu numa terça-feira, dia 28/03. 26 crianças da turma de 5 anos do CEI passaram por um pré-atendimento e avaliação odontológica e receberam cartilha e kit de higiene. No Colégio, além da entrega do material educativo que será trabalhado na aula de Ciências, os 100 alunos das turmas do Ensino Fundamental I (primeiro ao quinto ano) receberam informações sobre a prática correta para limpeza dos dentes. A turma do primeiro ano realizou escovação supervisionada e recebeu o kit de higiene bucal e a cartilha.

Os pais das crianças em que foram detectados problemas bucais foram informados sobre a necessidade de encaminhamento a um dentista, para atendimento odontológico com profissionais de sua confiança. Para os alunos em situação de vulnerabilidade social, a Feig disponibilizará vagas no consultório odontológico da Fraternidade, que atende pelas atividades de assistência e promoção social aos sábados de manhã.

Conheça a Cartilha de Saúde Bucal

Desde 2020, a Feig disponibiliza uma Cartilha de Saúde Bucal com o objetivo de divulgar informações e dicas sobre o tema, de forma didática. O material aborda assuntos como a influência do açúcar nos dentes, a escovação correta, a escolha do creme dental para as crianças, cáries e outros.

Quer saber mais sobre esses conteúdos? Clique aqui e conheça a cartilha da campanha!