Projeto Maleta Literária: espaço de trabalho e imaginação, ponte entre família e escola

Em abril, mês em que é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, (18/04), o Centro de Educação Infantil Irmão José Grosso lançou o projeto “Maleta Literária”. Além de valorizar e incentivar a imaginação através da contação de histórias, o projeto aproxima escola e família, possibilitando que ambos estimulem juntos o desenvolvimento cognitivo, social e a capacidade de comunicação e expressão de cada criança. O projeto funciona da seguinte forma: foram confeccionadas 6 maletas contendo em cada uma o livro escolhido em conjunto pela equipe pedagógica e crianças da turma e um caderno. Cada turma receberá uma maleta.

Após o momento de contação de história realizado em sala de aula, a criança levará a maleta de sua turma para casa, promovendo a leitura em família e realizando um registro da experiência no caderno enviado, documentando o momento através de uma fotografia, um desenho, texto ou o que mais a criatividade permitir. A maleta circulará por todas as crianças de cada turma e suas famílias.

A participação de cada família ficará registrada no caderno para as próximas famílias que também receberão a maleta, que posteriormente estará em exposição para os pais. O desafio da criação do hábito da leitura é também do Centro de Educação Irmão José Grosso.

Conheça os livros que serão trabalhados por cada turminha:

5 anos: Um Mundinho Para Todos (Ingrid Bellinghausen)

4 anos: Tudo Bem Ser Diferente (Todd Parr)

3 anos: Bem Lá no Alto (Suzanne Straber)

2 anos: Totó e Otto (Regina Rennó)

1 ano: Turma 1 – Livro da Família (Todd Parr);

Turma 2 – Noite do Barulho (Emily Bolam)