A obra “CONTOS E CRÔNICAS” traz uma concepção moderna em sua formulação, quando ao ensejar reflexões sobre temas abordados em “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO” procura, em pinceladas aparentemente despretensiosas, revivê-las através de crônicas narrativas, caracterizadas por uma linguagem simples e neste caso específico, bastante concisas.
Não se engane o leitor, no entanto, quanto a uma possível ausência de profundidade das mensagens contidas em sua estruturação. Os autores realizam uma verdadeira proeza filosófico/literária quando com extrema leveza, refinamento e brevidade, conseguem lidar tão bem com temas tão profundos e complexos contidos em “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO”.
Pode-se dizer que incorporam a estratégia do psicólogo, quando esses profissionais, com sutis provocações, suscitam reflexões que conduzem o indivíduo a um profundo autoquestionamento. Assim, portanto, capaz de despertá-lo para alguma verdade relativa a si próprio que ainda não houvera sido avaliada de forma mais lúcida.
O autor encarnado, Antônio Baduy Filho, é médico com aperfeiçoamento em Clínica Médica, Psiquiatria e Psicanálise, atuando como voluntário no Sanatório Espírita José Dias Machado em Ituiutaba desde 1976. Atua na psicografia desde 1964. É casado com Rosângela Demétrio Baduy, que também atua como voluntária na mesma Instituição.