Na Sombra e na Luz
“Ampara o livro Espírita em sua função de Mentor da Alma na Cátedra do Silêncio” – Emmanuel/ Chico Xavier – Livro Cura.
TÍTULO DA OBRA: Na Sombra e na Luz
EDITORA: FEB
AUTOR ENCARNADO: ZILDA GAMA
ESPÍRITO: VICTOR HUGO
– TEMÁTICA CENTRAL:
Demonstrar através das vidas sucessivas os processos de que se utiliza o código divino, para a regeneração da criatura.
– DESENVOLVIMENTO DA OBRA:
Na história de três indivíduos separados pelo ódio e dominados por paixões desordenadas, o autor espiritual, mediante a análise das quedas e conquistas de cada personagem, atesta que a Justiça divina possibilita o aprendizado das sombras do erro à luz da perfeição.
– PONTOS MAIS RELEVANTES:
Sentimentos como orgulho, preconceito de raça agitam os personagens dessa trama familiar a se movimentarem em comportamentos de ódio, vingança, homicídio e suicídio. Obrigando, a Justiça divina, através das leis de causa e efeito, a atuarem na forma do choro e do ranger de dentes alcançando os personagens que violaram as leis de amor a aparar as arestas e quebrar os espinhos a que se permitiram para ferir ao seu irmão.
Os princípios da Doutrina Espírita ficam explícitos nesta obra.
1 – Existência de Deus
2 – Imortalidade da alma
3 – Pluralidade das existências
4 – Pluralidade dos mundos habitados
5 – Comunicabilidade dos Espíritos
6 – Esquecimento temporário das vidas passadas
7 – A lei da evolução
8 – A lei do amor
9 – Moral dos Espíritos superiores
10 – Lei de causa e efeito
Nos diz Kardec no livro O céu e o Inferno Cap. VII item 16:
“O arrependimento, conquanto seja o primeiro passo para a regeneração, não basta por si só; são precisas a expiação e a reparação. Arrependimento, expiação e reparação constituem, portanto, as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas consequências. O arrependimento suaviza os travos da expiação, abrindo pela esperança o caminho da reabilitação; só a reparação, contudo, pode anular o efeito destruindo-lhe a causa. Do contrário, o perdão seria uma graça, não uma anulação.”
– SOBRE O AUTOR
O autor espiritual, quando encarnado, foi poeta e romancista primoroso. Nasceu na França em 1802. Foi membro da Academia Francesa e autor consagrado da obra “Os miseráveis”, entre outras.
Converteu-se ao Espiritismo depois de observar as experiências das mesas girantes, ocasião em que pode comprovar a imortalidade da alma por meio de diversas comunicações mediúnicas, inclusive da sua filha Leopoldina. Desencarnou em 1885.
Por meio da psicografia de Zilda Gama, foi autor de: Na sombra e na luz, Do calvário ao infinito, Redenção, Dor suprema e Almas crucificadas e ainda Párias em redenção e Sublime expiação, pelo médium Divaldo Franco.
Sobre a médium – Nasceu em março de 1878 em Juiz de Fora. Por volta de 1912 já era adepta da Doutrina Espírita, “embora não ostensivamente”, como ela própria declara. Em 1912 psicografava a primeira mensagem assinada pelo Espírito de Allan Kardec, que durante os quinze anos seguintes, assumiu a direção de seus labores espirituais. Em 1916, passa a psicografar sua primeira novela, pelo Espírito Victor Hugo, tendo como título “Na sombra e na luz”, seguindo-se outras obras. Retornou à pátria espiritual em 1969, aos 90 anos.
O livro agradará a todos os amantes da Doutrina Espírita.