O Evangelho de João II
“Ampara o livro Espírita em sua função de Mentor da Alma na Cátedra do Silêncio” – Emmanuel/ Chico Xavier – Livro Cura.
TÍTULO DA OBRA: O Evangelho de João II
EDITORA: Intelítera
AUTOR ENCARNADO: Haroldo Dutra Dias
– TEMÁTICA CENTRAL:
Conhecer o Evangelho de João sob o contexto da sociedade patriarcal da época, a cultura judaica e suas tradições, trazendo mais luz às frases e palavras que perderam no tempo o sentido verdadeiro à que se destinavam. Neste volume 2 – estudo do Capítulo I, versículos 19 a 51.
“Para bem se compreenderem algumas passagens dos Evangelhos, necessário se faz conhecer o valor de muitas palavras nelas frequentemente empregadas e que caracterizam o estado dos costumes e da sociedade judia naquela época. Já não tendo para nós o mesmo sentido, essas palavras foram com frequência mal interpretadas, causando isso uma espécie de incerteza. A inteligência da significação delas explica, ademais, o verdadeiro sentido de certas máximas que, à primeira vista, parecem singulares.” Kardec – Evangelho Segundo o Espiritismo – Introdução – Notícias Históricas.
– DESENVOLVIMENTO DA OBRA:
A compreensão da conexão dos trechos das Sagradas Escrituras, estudados nesta obra, possibilita ampliar a capacidade de trilhar com segurança pela estrada da evolução espiritual. Na época em que vivemos tendo a Doutrina Espírita como lúmen a descortinar o que se encontrava outrora sob o véu do desconhecido, desvenda o misticismo e mostra com outro olhar o Evangelho de João.
Jesus nos diz:
“Bem aventurados os vossos olhos, porque veem; e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois, amém vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram; ouvir o que ouvis, e não ouviram.” Mateus Cap. 13:16.
Hoje vemos e ouvimos com mais discernimento e clareza o que naquela época o povo não via nem compreendia.
– PONTOS MAIS RELEVANTES:
Conta a história de João Batista o precursor da Segunda Revelação, que tinha como tarefa preparar o pensamento alienado dos indivíduos do seu tempo, que seguiam regras sem refletir ou questionar, para que pudessem receber ensinamentos que o Cristo traria a partir da sua anunciação. Era quem anunciaria nova etapa da Revelação Divina e encerrava, pela vivência, a etapa anterior – Primeira Revelação. Entrega o resultado de seu trabalho ao Cristo, cuja determinação é conduzir os humanos ao crescimento espiritual.
O autor trabalha com o tema do batismo, do ato de arrepender, reparar e expiar. Define conceitos de alunos, discípulos e apóstolos. Como foi formado o grupo apostólico.
– SOBRE O AUTOR
Juiz de Direito, humanista, escritor e palestrante internacional. Estudioso de temas importantes como: filosofia, espiritualidade e literatura grega.
Doutorando e Mestre em Neurociências. Formação em Psicologia e Biomedicina.
É articulista e autor de diversas obras
O livro agradará a todos os estudiosos da Doutrina Espírita