JESUS MÉDICO DE ALMAS
“Ampara o livro Espírita em sua função de Mentor da Alma na Cátedra do Silêncio” – Emmanuel/ Chico Xavier – Livro Cura.
TÍTULO DA OBRA: JESUS MÉDICO DE ALMAS
EDITORA: CHICO XAVIER
AUTOR ENCARNADO: ELIANE ALVES BATISTA
– TEMÁTICA CENTRAL:
A autora destaca algumas curas operadas por Jesus: a mulher hemorrágica, cegos, leprosos, paralíticos e outros desta natureza, as quais testificam o poder extraordinário do Messias divino. Essas curas surpreendem pela beleza das ocorrências, extraídas das narrativas dos quatro evangelistas, e pela profundidade dos ensinos contidos, promovendo verdadeiras transformações quando se situa no lugar daqueles que foram beneficiados pelo poder do Cristo.
– DESENVOLVIMENTO DA OBRA:
A autora relaciona as doenças do corpo físico como reflexos da nossa casa mental, dos sentimentos e do campo de ação em que nos movimentamos, através de cada uma das nossas escolhas, enquanto livres para arbitrar. Sendo, portanto, que a saúde física nada mais é que o reflexo da saúde espiritual, revelando a posição evolutiva do ser. Nas palavras de Emmanuel em Pensamento e Vida: “Saúde é assim como a posição de uma residência que denuncia as condições do morador, ou de um instrumento que reproduz em si o zelo ou a desídia das mãos que o manejam.”
São relatos de dez curas realizadas por Jesus em que a autora busca estudá-los e analisá-los minuciosamente extraindo o espírito da letra e subsidiando o seu entendimento através de obras espíritas.
No livro “Evolução em dois mundos” nos afirma André Luiz:
“[…]Verificada a disfunção, toda a zona atingida pelo desajustamento se torna passível de invasão microbiana, qual praça desguarnecida, porque as sentinelas naturais não dispõem de bases necessárias à ação regeneradora que lhes compete, […]
Desarticulado, pois, o trabalho sinérgico das células nesse ou naquele tecido, aí se interpõem as unidades mórbidas, […]compreendendo-se, porém, que a mutação, no início, obedeceu a determinada distonia, originária da mente […]. Emerge, então, a moléstia por estado secundário em largos processos de desgaste ou devastação, pela desarmonia a que compele a usina orgânica, a esgotar-se, debalde, na tarefa ingente da própria reabilitação no plano carnal, quando o enfermo, sem atitude de renovação moral, sem humildade e paciência, espírito de serviço e devotamento ao bem, não consegue assimilar as correntes benéficas do Amor Divino que circulam, incessantes, em torno de todas as criaturas, por intermédio de agentes distintos e inumeráveis, a todas estimulando, para o máximo aproveitamento da existência na Terra.
[…]Sob o mesmo princípio de relatividade, a funcionar, inequívoco, entre doença e doente, temos a incursão da tuberculose e da lepra, da brucelose e da amebíase, da endocardite bacteriana e da cardiopatia chagásica, e de muitas outras enfermidades, sem nos determos na discriminação de todos os processos morbosos, cuja relação nos levaria a longo estudo técnico.”
– PONTOS MAIS RELEVANTES:
Preciosas lições para a vida, quando se coloca receptivo e se endereça a mensagem do Cristo ao próprio coração, pois assim como os personagens bíblicos adoentados, também somos cegos da alma, coxos e paralíticos na inércia espiritual.
Não só sanar o corpo, mas curar o espírito das enfermidades morais que nos corroem, dominando o nosso presente pelo passado.
– SOBRE O AUTOR
Eliane Alves Batista é uma escritora espírita brasileira que escreveu livros sobre a vida e os ensinamentos de Jesus, as parábolas bíblicas e a doutrina espírita. Ela também é jornalista e apresentadora de programas de TV sobre espiritualidade. – “Sermão do Monte”, “Sermão Profético”, “Curas de Jesus”, “Estudando O Livro dos Espíritos” e “Aprendendo com as Parábola”, todos eles com grande desenvoltura na interpretação simbólica dos ensinamentos do Mestre Jesus. Participante dos estudos do Grupo Espírita de Fraternidade Albino Teixeira em Belo Horizonte. Seus outros livros já publicados são “O universo maravilhoso das parábolas” e livros infantis como “Chico Estrela e Zé foguetinho”, “Planeta coração”.
A todos que gostam de estudar e compreender as múltiplas facetas que nos apresenta o Evangelho do Cristo.