O NOVO TESTAMENTO
“Ampara o livro Espírita em sua função de Mentor da Alma na Cátedra do Silêncio” – Emmanuel/ Chico Xavier – Livro Cura.
TÍTULO DA OBRA: O NOVO TESTAMENTO
EDITORA: FEB
AUTOR ENCARNADO: HAROLDO DUTRA
– TEMÁTICA CENTRAL:
A ideia é traduzir o Novo Testamento diretamente dos manuscritos gregos, dando ênfase e cuidado para que a linguagem da tradução não sofresse perdas nas questões culturais, históricas e teológicas.
– DESENVOLVIMENTO DA OBRA:
O esforço do autor se concentra na recuperação do sentido original das palavras e das referências idiomáticas. Busca resgatar a multiplicidade de dados no qual nasceram os livros que compõem o Novo Testamento procurando fugir de determinadas estratégias de adaptação do texto, tornando-a popular, tão comum hoje em dia nas traduções, afim de torná-lo mais acessível ao entendimento do leitor, mas a preocupação do autor era dar mais realidade e sentido a cada frase e palavra comum à época.
Foram traduzidos nesta obra os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João assim, como o livro Atos dos Apóstolos. Os demais livros ficam prometidos para um futuro próximo.
– PONTOS MAIS RELEVANTES:
– As muitas notas de roda pé enriquecem o leitor no entendimento das tradições religiosas e culturais daquele povo, induzindo-o a se sentir morador daquela região.
– A cada nova passagem do Novo Testamento o autor dá a ela um título, por exemplo; quando Jesus com fome busca uma figueira e não encontra nela frutos o autor intitula essa passagem de – A figueira estéril. Então, para pesquisar determinadas passagens do evangelho basta buscar no sumário o título correspondente ao assunto. O Novo Testamento nunca foi uma obra de fácil leitura, por lhe faltar a chave que abre as portas da compreensão como afirma Kardec no ESE, em sua introdução: “Muitos pontos dos Evangelhos, da Bíblia e dos autores sacros em geral por si sós são ininteligíveis, parecendo alguns até irracionais, por falta da chave que faculte se lhes apreenda o verdadeiro sentido. Essa chave está completa no Espiritismo, como já o puderam reconhecer os que o têm estudado seriamente e como todos, mais tarde, ainda melhor o reconhecerão.”
– SOBRE O AUTOR
O autor é ativo palestrante espírita, Juiz de Direito do Estado de Minas Gerais, Doutorando e Mestre em Neurociências, graduando em Psicologia e Biomedicina. Sócio fundador do Instituto SER www.portalser.org, dedicado ao estudo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, à evangelização e à educação espiritual e ao diálogo inter-religioso.
Para o estudioso, palestrante e pesquisador do Novo Testamento.