PEDAGOGIA DA VIRTUDE
“Ampara o livro Espírita em sua função de Mentor da Alma na Cátedra do Silêncio” – Emmanuel/ Chico Xavier – Livro Cura.
TÍTULO DA OBRA: OS CÁTAROS
EDITORA: EDITORA DO CONHECIMENTO
AUTOR ENCARNADO: CHRISTINA NUNES
ESPIRITO: IOHAN
– TEMÁTICA CENTRAL:
No despertar do século XII, nasce a história de Os Cátaros, no sul da França, em que o autor relata nesse período histórico a personalidade de Arkel, cavaleiro ligado à Coroa de Aragão, junto com um grupo de almas que passam a compor uma trama de vida e morte num holocausto à eterna causa do mais puro amor cristão, compartilhando com o leitor os hábitos, as convicções e costumes dessa gente que não se deixou contaminar pelos engodos de uma força católica à época cruel.
– DESENVOLVIMENTO DA OBRA:
Os Cátaros, também conhecidos como Albigenses, foram uma seita religiosa medieval que floresceu principalmente no sul da França durante os séculos XII e XIII. Sua crença era profundamente dualista, e eles rejeitavam muitos dos ensinamentos da Igreja Católica.
Acreditavam na dualidade entre o mundo material (considerado mal) e o mundo espiritual(considerado bom). Sua fé era baseada na simplicidade e na busca pela pureza espiritual.
A sociedade medieval estava passando por transformações, e o contato entre as pessoas nas cidades medievais levou à reflexão sobre questões religiosas.
A Igreja Católica reagiu com violência à Igreja Cátara, acusando os Cátaros de heresia e promovendo uma cruzada contra eles. Começa, assim, as consequências das reações baseadas no ódio, a insurgência do poder temporal em nome de Deus numa combinação maléfica do despeito e da malícia gratuita.
Nos diz Emmanuel no livro “Emmanuel cap. IV item Religião e religiões:
“A religião é o sentimento divino que prende o homem ao Criador. As religiões são organizações dos homens, falíveis e imperfeitas como eles próprios; dignas de todo o acatamento pelo sopro de inspiração superior que as faz surgir, são como gotas de orvalho celeste, misturadas com os elementos da terra em que caíram. Muitas delas, porém, estão desviadas do bom caminho pelo interesse criminoso e pela ambição lamentável dos seus expositores; mas a verdade um dia brilhará para todos, sem necessitar da cooperação de nenhum homem.”
– ALGUNS PONTOS RELEVANTES:
“O Papa, prometera a cruzados, senhores importantes, e à coroa francesa, domínio sobre territórios ocupados e conquistados pela Guerra Santa, à conta de ressarcimento material vantajoso aos vencedores que se mostrassem empenhados em defender a causa católica de combate à heresia, à parte, ainda, de indulgências espirituais, redenção de pecados perante Deus, absolvição oportunista das almas destinadas, a tal preço, à obtenção antecipada de um lugar nos céus, ao lado de Nosso Senhor.”
Numa reunião entre os cátaros uma voz se levanta para dizer palavras de alento e de instrução espiritual:
“Como na época da crueldade pagã, que suprimiu, criminosamente, as vidas dos nossos antepassados, sacrificados na defesa das verdades cristãs para nós destinadas, ao preço de seu sangue inocente, é chegado o momento de pagarmos, também, o nosso ceitil, por recusarmos, com sinceridade, as falsidades que Roma impôs à doutrina pura de Jesus! Eis, assim, amigos, refletindo-se na brutalidade assassina dos representantes do Catolicismo, o resultado ímpio da falsa crença numa partilha de pão e vinho tidos à conta do corpo e espírito do Mestre, cuja ingestão metódica, todavia, em nada modifica para melhor esses sacerdotes vis, mergulhados nas pompas das hierarquias de poder e no fausto do ouro, bem como os seus seguidores, rebanhos iludidos com a promessa da redenção fácil, mediante a fidelidade a tais rituais vazios!”
– SOBRE O AUTOR
Formada em Letras, pela Universidade Gama Filho/RJ. De família espírita, frequentou desde a adolescência centros espíritas do Rio de Janeiro, como a Sociedade Espírita Ramatis. É médium psicógrafo tendo como orientador espiritual Caio Fabio Quinto.
Já publicou vários romances mediúnicos. Além de palestrante, é também colunista na revista eletrônica O Consolador e no site da Fundação Espírita André Luiz.
Aos amantes dos romances espíritas.