CINZAS DO PASSADO
“Ampara o livro Espírita em sua função de Mentor da Alma na Cátedra do Silêncio” – Emmanuel/ Chico Xavier – Livro Cura.
TÍTULO DA OBRA: CINZAS DO PASSADO
EDITORA: VIVALUZ
AUTORA ENCARNADA: Sandra Carneiro
Espírito: Lucius
A obra, apresentada em formato de romance, nos traz de forma leve, a estória de pessoas envolvidas em desavenças produzidas como resultado dos seus orgulhos, vaidades e apegos ao status social e aos bens materiais. Destes pontos, nascendo crimes e posteriores resgates dolorosos para o protagonista assim como para os familiares diretamente envolvidos na trama apresentada.
Tendo o olhar voltado ao protagonista, podemos, a partir do estudo de seu comportamento e reação, nascidos das suas próprias cobranças conscienciais, observar a inegável e inestancável Lei do Progresso, criada por Deus e trazida até nós pela nossa estimada Doutrina, a este proporcionando inegável crescimento de sua envergadura espiritual. A mesma rica observação poderá ser colhida do seu principal antagonista, onde também o vemos em processo doloroso de sofrimento pela sua incapacidade inicial de exercer a libertação própria trazida pelo perdão, este que ao final lhe trouxe tão esperado o alívio de seus sofrimentos. Ao mesmo tempo, voltando o nosso olhar para a amada do nosso antagonista, podemos colher da sua reação frente aos acontecimentos passados pelo seu noivo, a conduta reta e espiritualmente elevada, a qual nos dá o exemplo de como reagirmos frente às adversidades da vida quando em alinhamento com as Leis de Deus, com isso prevenindo-nos dos sofrimentos a se estenderem além das nossas encarnações.
O texto tange apenas superficialmente e levemente os mecanismos e os envolvimentos com o plano maior sem que em sua avaliação tenha sido encontrada qualquer discordância doutrinária.
Assim sendo, a obra é indicada àqueles ainda iniciantes no estudo da Doutrina Espírita.