CONTOS AMIGOS
“Ampara o livro Espírita em sua função de Mentor da Alma na Cátedra do Silêncio” – Emmanuel/ Chico Xavier – Livro Cura.
TÍTULO DA OBRA: CONTOS AMIGOS
EDITORA: FEB
AUTORA ENCARNADA: YVONNE A. PEREIRA
TEMÁTICA CENTRAL:
Transmite valores cristãos e ensinamentos da Doutrina Espírita através de histórias envolventes. As várias narrativas (contos) presentes no livro são baseadas nos exemplos e ensinamentos de Jesus, com o objetivo de promover a reflexão sobre princípios como amor, caridade, perdão e fraternidade. As histórias buscam inspirar os leitores a aplicarem esses valores em suas vidas cotidianas, cultivando um comportamento mais alinhado com os preceitos espíritas.
DESENVOLVIMENTO DA OBRA
Cada conto apresenta personagens e cenários únicos, mas todos compartilham a mesma intenção de promover a reflexão e a prática de valores cristãos como o amor, a caridade, a compaixão e o perdão. Através de situações cotidianas e desafios morais, os personagens das histórias são confrontados com dilemas que os levam a buscar orientação espiritual e aplicar os ensinamentos de Jesus em suas vidas.
Além disso, a autora faz uso de diálogos e descrições detalhadas para aprofundar o entendimento do leitor sobre os conceitos espirituais apresentados. A obra é cuidadosamente estruturada para que cada conto contribua de forma significativa para a mensagem geral do livro, tornando a leitura uma experiência enriquecedora e transformadora.
ALGUNS PONTOS RELEVANTES
“Na maioria das vezes, a criança é um Espírito rebelde, infrator das Leis divinas em passadas existências, que reencarna a fim de se reeducar nos valores necessários ao progresso. Será preciso, então, que, desde os seus primeiros anos de vida planetária, os pais encaminhem os filhos, com seriedade e perseverança, para o aprendizado do Evangelho, dando-lhes ensejos para se firmarem nos preceitos do bem, da verdade e da justiça, a fim de que se tornem homens honestos, respeitáveis e úteis à sociedade, fiéis servidores do Cristo de Deus.”
“Se os pedidos que fizermos a Deus ou a Jesus forem justos e razoáveis, poderemos ser atendidos pela misericórdia da Lei divina. Quando não somos atendidos em nossas súplicas, será porque o que sofremos é uma provação que devemos expiar, um resgate de faltas cometidas em passadas existências.”
“O analfabetismo não causa apenas a ruína do indivíduo, mas também do país em que existe. Instruir uma criança ou um jovem, criar uma escola para alfabetização é obra meritória para aquele que a executa, mormente se o faz por abnegação. É gesto que repercute no seio divino, glorificando aquele que o teve.”
“Quando uma criança se mostra irascível, desobediente, refratária aos conselhos e razões paternos, convém que os pais procurem um Centro Espírita recomendável pela sua caridade e a submetam a um tratamento psíquico, a critério do guia espiritual da casa. Frequentemente, tal acontece por ser essa criança assediada por Espíritos perturbadores, capazes de infelicita-la e infelicitar-lhes o lar.”
O QUE DIZ A DOUTRINA ESPÍRITA:
Em o Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. VIII – Instrução dos Espíritos, itens 18 e 19:
“18. Disse o Cristo: “Deixai que venham a mim as criancinhas.” Profundas em sua simplicidade, essas palavras não continham um simples chamamento dirigido às crianças, mas também o das almas que gravitam nas regiões inferiores, onde o infortúnio desconhece a esperança. Jesus chamava a si a infância intelectual da criatura formada: os fracos, os escravizados e os viciosos. Ele nada podia ensinar à infância física, presa à matéria, submetida ao jugo do instinto, ainda não incluída na categoria superior da razão e da vontade que se exercem em torno dela e por ela […] João Evangelista.
19. Deixai venham a mim as criancinhas, pois tenho o leite que fortalece os fracos. Deixai venham a mim todos os que, tímidos e débeis, necessitam de amparo e consolação. Deixai venham a mim os ignorantes, para que eu os esclareça. Deixai venham a mim todos os que sofrem, a multidão dos aflitos e dos infortunados: Eu lhes ensinarei o grande remédio que suaviza os males da vida e lhes revelarei o segredo da cura de suas feridas! Qual é, meus amigos, esse bálsamo soberano, que possui tão grande virtude, que se aplica a todas as chagas do coração e as cicatriza? É o amor, é a caridade[…] Um Espírito protetor.
SOBRE A AUTORA
Yvonne do Amaral Pereira foi uma médium e escritora brasileira, nascida em 24 de dezembro de 1900 em Valença, Rio de Janeiro. Desde cedo, Yvonne demonstrou habilidades mediúnicas,
comunicando-se com espíritos e considerando-os como pessoas normais. Ela cresceu em uma família espírita e enfrentou várias dificuldades financeiras, mas isso não a impediu de se dedicar à caridade e ao auxílio aos necessitados. Yvonne psicografou diversos livros,
incluindo “Memórias de um Suicida”; e “Dramas da Obsessão”, que são bastante conhecidos entre os espíritas.
Além de sua atividade mediúnica, Yvonne também trabalhou como costureira e dedicou-se ao receituário mediúnico homeopático. Ela faleceu em 9 de março de 1984 no Rio de Janeiro.
“Trata-se de uma leitura educativa, doutrinária e moral, para o adolescente espírita, a qual também servirá para o leitor iniciante, ao mesmo tempo simples e recreativa.” Prefácio da Yvonne A. Pereira.