– TEMÁTICA CENTRAL:
O autor encarnado, ao longo de “doze blocos”, desenvolve sob a égide do Espiritismo temas como reencarnação, suicídio, deficiências, evolução dos espíritos, herança espiritual, retorno a um novo corpo, aborto, casamento, divórcio e outros. No formato de perguntas e respostas, Ricardo Forni tem como intenção descortinar dúvidas sobre temas relevantes ao desenvolvimento espiritual “ao sabor de uma conversa amiga”. Sua base de trabalho para desenvolvimento do tema é a Codificação de Allan Kardec e o conteúdo precioso das publicações da Revista Espírita, periódico mensal fundado por Allan Kardec em 1858, encerrada em 1869, que funciona como uma “tribuna” para o estudo e a divulgação do Espiritismo.
– DESENVOLVIMENTO DA OBRA:
A ideia do autor é conduzir o leitor iniciante no conhecimento da Doutrina Espirita a vivenciar uma experiência de aproximação e entendimento do conteúdo da Codificação. Ressalta Ricardo Forni, nos “Esclarecimentos Necessários”, ao início do livro, que o leitor deve buscar aprofundamento de questões que lhe trouxerem dúvidas profundas ou maior curiosidade, estudando diretamente as obras básicas organizadas por Kardec. Além disso, sua experiência como participante do Movimento Espírita, seja como autor de 17 livros ou como articulista em diversos jornais espíritas em São Paulo e no Paraná, lhe permitiram ouvir e perceber questões e estranhezas dos que estão se aproximando da Doutrina, a maioria delas produzidas pelo “ouvi dizer isso ou aquilo sobre o Espiritismo.”.
– ALGUNS PONTOS RELEVANTES:
A experiência de leitura flui suavemente e desperta o interesse do leitor ao se aproximar daquilo que o autor definiu como “uma conversa amiga”.
– “5. Se não existe o inferno, depois da morte, aquele que foi bom, que procurou ser correto, vai para o mesmo lugar que o malandro, que o desonesto, que o criminoso? Isso é justo?
– Não, evidente que não. A justiça divina sendo perfeita não determinaria que assim fosse. O desonesto, o mau, aquele que é a causa de sofrimento alheio, vai para um local de sofrimento, porém, transitório e nunca para sempre. Nesse local de sofrimento transitório, a dor bate em sua consciência como a “água mole em pedra dura”. Uma hora o espirito que errou muito cansa de sofrer e clama por um instante de paz. Nessa hora, a misericórdia de Deus retira o devedor do local de sofrimento transitório e possibilita a ele um novo recomeçar em que ira ter novas oportunidades de fazer certo tudo quanto fez de errado. Nós não dizemos em muitas ocasiões em nossa vida: “ Ah! Se eu pudesse voltar, faria tudo diferente do que fiz!”?
Pois então! Deus permite esse voltar para refazer tudo quanto de errado foi feito.”.
– “173. É por falta desta afinidade que muitas vezes as pessoas se relacionam bem com estranhos e têm dificuldade de relacionamento dentro do próprio lar?
– Sim. Naquele chamado de estranho na atual existência pode se encontra um espírito que conhecemos em outras jornadas e com quem nos relacionamos bem. Entretanto, é preciso insistir no convívio no lar com aqueles com os quais ainda possuímos algum desentendimento, algum sentimento negativo.”.
Em resumo, a abordagem prática e direta do autor torna o aprendizado mais leve, ideal para quem busca entender a Doutrina Espírita sem barreiras.
– SOBRE O AUTOR:
Ricardo Orestes Forni é natural de São José do Rio Preto (SP). Formado em medicina, é um estudioso da Doutrina Espírita desde os anos setenta. Reside atualmente na cidade de Tupã (SP), faz palestras, escreve para jornais espíritas e apresenta os programas Momento Espírita e Momento Espírita na TV. O autor é um romancista nato, que já publicou 17 livros, o de maior tiragem é o livro de estudos doutrinários O amor pelos Animais, em sua 12ª. Edição.