O PRIMADO DO ESPÍRITO
“Ampara o livro Espírita em sua função de Mentor da Alma na Cátedra do Silêncio” – Emmanuel/ Chico Xavier – Livro Cura.
TÍTULO DA OBRA: O PRIMADO DO ESPÍRITO
EDITORA: LACHÂTRE
AUTOR(A) ENCARNADO(A): Rubens Romanelli
Trata-se de uma obra não psicografada. O autor, Rubens Costa Romanelli foi um intelectual brasileiro — professor universitário, filólogo, espírita e conferencista — cuja obra abrangeu temas filosóficos, científicos e religiosos. Ele ocupou diversos cargos acadêmicos em Minas Gerais, tendo ampla atuação cultural. É mentor do colégio que leva seu nome, instituição de ensino vinculada à Fundação Espírita Irmão Glacus.
A obra combina linguagem literária, filosofia espiritualista e reflexão moral sendo dividida em 5 partes:
Embora cada uma dessas partes seja escrita em estilos literários distintos — prosa poética, narrativas simbólicas, ensaio filosófico, ensaio moral, entre outros —, toda a obra se sustenta sobre os pilares do Evangelho de Jesus e da filosofia e moral da Doutrina Espírita.
A parte I – De coração para coração reúne prosas que conduzem o leitor a uma profunda reflexão sobre sua própria essência. Os textos o convidam a estabelecer uma conexão direta e sincera com Deus, levando à compreensão de que as dificuldades e os sofrimentos enfrentados na Terra decorrem, em grande parte, de nossas imperfeições e ilusões. Por essa razão, devem ser vistos como instrumentos de aprendizado e de evolução espiritual.
O autor utiliza uma linguagem afetiva e direta, expressando-se de modo íntimo e pessoal, como se conversasse com o leitor, falando sobre a vida com sensibilidade e sentimento.
Na parte II – Parábolas, encontramos textos em forma de pequenas narrativas simbólicas, semelhantes às parábolas evangélicas, que apresentam personagens e situações capazes de ilustrar valores espirituais. Por meio de uma linguagem simples e envolvente, o autor leva o leitor a refletir sobre a necessidade do trabalho e do desapego em relação às questões materiais, sobre a arte de lidar com as paixões humanas como instrumentos de crescimento espiritual e sobre a importância de praticar o bem para além da mera obrigação.
A parte III – Temas Filosóficos conduz o leitor a uma jornada de reflexão sobre os grandes princípios que regem a existência. Nela, o autor busca iluminar, pela razão e pela fé, a ideia central da obra: a supremacia do Espírito sobre a matéria. Em textos que abordam temas como a evolução do ser, a relação do homem com a lei, os limites da razão, o autoconhecimento, a ordem divina, o amor, a educação e as diversas formas de domínio humano, o autor convida o leitor a ultrapassar as fronteiras do racionalismo e do materialismo. Com linguagem serena e reflexiva, mostra que apenas pelo aperfeiçoamento moral e espiritual o homem pode alcançar a verdadeira harmonia com Deus e com a própria consciência.
A parte IV – Problemas humanos reúne, em sua maioria, os discursos proferidos pelo professor Rubens Romanelli em solenidades de formatura de diferentes instituições de ensino, nas quais foi escolhido como paraninfo pelos formandos. Como o título dessa seção sugere, o autor aborda os diversos desafios que o homem e a sociedade enfrentam em consequência da distorção de valores. Em suas palavras, percebe-se a profunda preocupação em formar não apenas profissionais competentes, mas, sobretudo, homens de bem. Seus discursos constituem, ao mesmo tempo, um convite e um alerta para que os novos formandos, ao iniciarem suas carreiras, exerçam suas atividades com o propósito de promover o bem-estar, a valorização e o desenvolvimento do ser humano.
Ao tratar dos problemas humanos, o autor evidencia os riscos e os prejuízos que cada um deles representa para a sociedade, mas também aponta caminhos para superá-los, guiando os ouvintes à luz da filosofia espiritual. Essa parte da obra expressa o ideal do autor de aplicar os princípios espirituais à vida prática, mostrando que a verdadeira regeneração do mundo começa pela renovação moral do próprio homem.
A parte V – Varia é a mais breve de toda a obra, composta por apenas três capítulos.
O primeiro, A força do amor, narra a história de uma esposa dedicada que consegue libertar o marido do vício em jogos de azar apenas por meio do amor, mostrando como esse sentimento sublime pode superar até os maiores obstáculos.
O segundo, “Res, non verba“, traduzido como “Ações, não palavras”, evidencia que nossas atitudes revelam muito mais sobre nós do que nossas próprias palavras.
O terceiro e último capítulo, Questionário, apresenta uma série de perguntas feitas ao professor Rubens Romanelli por uma aluna, todas devidamente respondidas por ele. Nessas respostas, o autor mantém plena coerência com os ensinamentos apresentados ao longo da obra e com sua própria trajetória de vida.
A parte V encerra o livro com concisão e sabedoria, oferecendo reflexões em frases curtas e significativas.
A obra é recomendada para todos os leitores espíritas, inclusive aqueles que estão começando na Doutrina, pois todas as lições têm como base o Evangelho de Jesus e os aspectos filosóficos e morais do Espiritismo. Leitores com maior familiaridade com a Doutrina certamente se beneficiarão ainda mais da leitura, mas isso não impede que o livro seja apreciado por iniciantes.
Vale, porém, uma ressalva: o Português da obra é muito cuidado e o vocabulário bastante rico, conferindo ao texto profundidade e beleza. Essa sofisticação, entretanto, pode tornar a leitura um pouco mais desafiadora para quem não está acostumado com palavras mais rebuscadas ou ideias mais elaboradas, exigindo atenção extra para captar todos os detalhes e significados.